Somando as duas operações, 88 gatos foram resgatados no apartamentoDivulgação

Rio - A Polícia Civil, com apoio da Subsecretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, realizou nesta quinta-feira (14) uma operação para resgatar gatos em uma cobertura de frente para a Praia do Leme, na Zona Sul do Rio. No apartamento insalubre foram encontrados 60 felinos em situação de maus-tratos e que se alimentavam das próprias fezes. A tutora foi presa em flagrante. 
No último mês, um dos animais morreu depois de cair da cobertura. Insatisfeitos com a situação, os outros moradores do prédio denunciaram o caso à subsecretaria. A delegada Flávia Monteiro, titular da 11ª DP (Rocinha), representou à Justiça a expedição de um mandado de busca e apreensão. Esta foi a segunda operação no mesmo local. Na primeira, 28 gatos haviam sido resgatados.
Os vizinhos contam que era praticamente impossível conviver no local por causa do mau-cheiro. As fezes foram encontradas até em cima da cama da suspeita. "Essa situação já se tornou um caso de saúde pública, porque ela não alimentava os gatos, e a casa naquela situação de podridão. Para nós que moramos aqui já estava impossível conviver com tudo isso. Ela também não aceitava nossa ajuda", disse uma moradora que preferiu não se identificar.
Policiais da 11ª DP (Rocinha) e da 12ª DP (Copacabana) chegaram na cobertura por volta das 6h acompanhados de equipes da Subsecretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal e da Secretaria de Governo (Segov). A dona do apartamento tentou impedir a entrada dos agentes, mas foi presa em flagrante.
"Montamos uma força-tarefa com a Subsecretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal e a Segov, para resgatar e salvar todos esses gatos que estavam sem água, sem comida, num ambiente lotado de fezes, urina, barata, completamente sem condições. A responsável pelo apartamento e pelos animais foi conduzida à delegacia e presa em flagrante pelo crime inafiançável de maus-tratos", explicou a delegada Flávia Monteiro.
"Na primeira denúncia um gato havia caído da cobertura, oferecemos ajuda e ela não aceitou. Acionamos a polícia e retornamos com mandado de busca e retiramos todos os que encontramos hoje. Acreditamos que ela tenha escondido gatos em outro local, já desconfiando de uma nova operação. Todos já foram para uma clínica veterinária e em seguida vão ficar em um lar temporário até que sejam adotados", disse a subsecretária de Proteção Animal, Camila Costa.
A ação durou cerca de cinco horas e também contou com a colaboração da Associação de Moradores do Leme, que doou 700kg de ração para os animais que foram resgatados.