Fundador da ONG Voz das Comunidades, Rene SilvaReprodução

Rio - A quarta edição da "Invasão de Livros", ação realizada pela ONG Voz das Comunidades, que proporciona acesso à educação por meio da distribuição de livros, está marcada para o próximo dia 25. Na ocasião, com a ajuda 60 voluntários e seis vans, 10 mil exemplares serão entregues em áreas dos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte.
“Essa ação tem uma importância muito grande para as crianças da comunidade, principalmente porque estamos falando de acesso. Acesso à leitura que muitas vezes nos é negado diariamente. As crianças ficam muito felizes, principalmente porque muitas delas estão em fase de aprendizagem. Quando elas encontram um livro é uma oportunidade de viajar pelo mundo, conhecer pessoas, histórias e diferentes realidades”, explica Rene Silva, fundador da Voz das Comunidades. 
Geisa Pires, responsável pela equipe de Responsabilidade Social da instituição, destaca os benefícios da leitura, ressaltando que, quando estimulada desde a infância, pode trazer impactos significativos: "Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa."
Desde 2020, a ONG promove a "Invasão de Livros", que faz referência à ocupação policial nos territórios dos Alemão e da Penha em novembro de 2010, cobrando mais cultura e educação nas comunidades.