Rio - Uma ação social está promovendo um Natal mais feliz para crianças de três comunidades do Rio. Na celebração, organizada pela ONG Favela Mundo, papais-noéis negros visitam os pequenos e distribuem livros. Nesta quinta-feira (14), a festa será no Caju, na Zona Portuária.
Durante o evento, o dançarino e capoeirista Felipe Canela vai encarnar o Bom Velhinho, a partir das 10h, na Quadra da Manilha, que fica na Avenida Leão XIII, 40.
Nesta quarta-feira (13), a visita será às 14h na Biblioteca Parque da Rocinha (Estrada da Gávea, 454), em São Conrado, tendo o escritor Ricardo Jaheem como convidado especial.
A série foi aberta na última segunda-feira (11), na Cidade de Deus, e contou com o ator e diretor Rodrigo França como o personagem.
"Poder presentear com a representatividade que não tive me estima a ser um Papai Noel negro. Precisamos, cada vez mais, trazer exemplificações positivas, mesmo lúdicas. Isto cria uma imagética poderosa de autoestima para cada criança negra, pois somos beleza, inteligência e potência", reflete Rodrigo.
fotogaleria
A escolha dos convidados segue uma tradição da ONG para reforçar a importância da representatividade para as crianças. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com o Data Favela e a Central Única das Favelas (Cufa), 67% da população que reside em favelas é negra.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.