O problema com a falta de luz na Ilha do Governador se estende quase que diariamente desde o dia 11 Divulgação / Light

Rio - Moradores de trechos da Ilha do Governador, na Zona Norte, enfrentam mais um dia sem luz nesta quarta-feira (31) devido a uma manutenção programada da Light. Segundo a empresa, o desligamento de energia ocorreu às 8h e foi normalizado apenas às 18h nas ruas Grão de Areia, Espumas, Antônio Nascimento, Luiz Belart e Ailton Vasconcelos, no bairro Jardim Guanabara. Outra manutenção será realizada nesta quinta-feira (1º).
Segundo a Light, haverá uma manutenção programada em trechos do Jardim Guanabara, Portuguesa e Galeão, nesta quinta. A intervenção irá começar às 8h e tem previsão de terminar apenas às 18h, assim como aconteceu nesta quarta. Confira as ruas: Cel. Júlio Coimbra, Cinquenta e Dois, Bocaiúva, Cambaúba, Colina, Des. Martinho Garcês, Gregório de Castro Mora, Luis Belart, Luis Vahia Monteiro, Rui Vaz Pinto, Estrada do Galeão, Estrada do Caricó e Estrada do Morro do Inglês.

Ainda de acordo com a empresa, serviços essenciais, como unidades de saúde e segurança, e pacientes dependentes de equipamentos vitais, cadastrados na rede da Light, serão mantidos por geradores.
Problemas com falta de energia

O problema com a falta de luz na região se estende quase que diariamente desde o dia 11 de janeiro, com revezamento de apagões entre os bairros. Por conta disso, até mesmo o fornecimento de água foi afetado.
De acordo com a Light, cerca de 200 profissionais foram mobilizados para mais uma etapa das obras de recuperação e renovação do sistema de fornecimento de energia elétrica da região nesta quarta (30). Atualmente, a concessionária já instalou 86 dos 100 postes previstos para a região e construiu 27 km de rede elétrica de um total de 50 km de cabos de energia.
Em nota, a empresa informou que houve uma ocorrência na Ilha do Governador, na noite desta terça, normalizada no mesmo período, após um reparo em equipamento da rede elétrica. Confira a íntegra:
"Esta ocorrência impactou trechos de ruas das regiões de Jardim Guanabara, Cacuia e Galeão. A empresa reafirma seu compromisso com os clientes da Ilha do Governador, e vem empenhando todos os esforços e investimentos para acelerar as obras emergenciais, com o objetivo de diminuir esse tipo de ocorrência e melhorar a qualidade do fornecimento. Vale ressaltar que, paralelamente, estão em curso as obras e construções de três novas linhas de distribuição de energia para atender a região. Diante do avanço significativo, elas podem ser concluídas antes do prazo previsto."
 
Nas redes sociais, no entanto, moradores alegam que a falta de energia já acontece desde a noite desta terça-feira (30). "Era 8h da manhã ou 21hrs do dia anterior? O serviço de vocês é uma piada", disse um comentário.
"Vocês avisaram que amanhã seria a manutenção, mas não avisaram, que hoje faltaria luz na parte da Rua Espuma e em outras ruas que estão conectadas com ela. Hoje faltou luz às 20hr nessa área e não teve aviso nenhum desse corte. Haja eletrônicos e eletrodomésticos para aguentar isso", comentou um morador sobre a falta de energia desta terça (30).
Na segunda (29) a falta de luz também atingiu diversos bairros na Ilha, entre eles o Cacuia, Cocotá, Ribeira, Jardim Carioca e Bancários.
Nesta quarta-feira (31) a Águas do Rio informou que instalou geradores de energia em algumas unidades de bombeamento da Ilha para minimizar o impacto da falta de energia e, neste momento, o abastecimento no local não está sendo afetado por esse problema.

"Vale ressaltar que o fornecimento de água na região está em processo de normalização gradativa após o retorno pleno da operação do Sistema Guandu, operado pela Cedae", disse em nota.
Diante dos problemas relatados com a empresa Light, o Procon-RJ chegou a instaurar um ato sancionatório contra a concessionária, no último dia 23, devido ao crescimento no número de reclamações de consumidores