Rio - Câmeras de segurança flagraram um roubo e um furto em ruas do Cachambi, na Zona Norte, entre o domingo (4) e a madrugada desta segunda-feira (5). Em um deles, bandidos armados assaltaram um senhor, enquanto no outro caso um homem arrombou a porta de um veículo que estava estacionado em uma calçada. Segundo relatos de moradores, a região tem sido alvo frequente de assaltos.
O primeiro caso aconteceu na Rua Major Mascarenhas, às 16h34 de domingo, e durou menos de dois minutos. Nas imagens, a vítima aparece ao lado do veículo, que está estacionado em frente a um prédio, quando é surpreendida por dois criminosos armados.
É possível ver que os bandidos chegaram em um outro veículo, obrigaram a vítima a entregar a chave e fugiram em seguida.
Já o segundo caso foi registrado madrugada desta segunda-feira (5). Dessa vez na Rua Menezes Vieira, no mesmo bairro. Nas imagens, um homem olha para o interior de um veículo, ao redor, e em seguida arromba a porta e foge. O caso aconteceu por volta das 3h e durou menos de um minuto.
Este homem arrombou um carro na Rua Menezes Vieira, Cachambi, Rio de Janeiro -RJ ! Foi nesta madrugada. pic.twitter.com/uJpMa0EAHe
Nas redes sociais, moradores denunciam a falta de segurança na região e os assaltos frequentes. "Eu sou morador do Cachambi e isso é rotina aqui no bairro. Os bandidos estão livres, leves e soltos", disse um internauta.
"O Rio está abandonado, uma vergonha total! É cada um por si e salve-se quem puder", disse outro. "É milícia de um lado, traficante de outro e ainda assaltantes á mão armada por toda cidade. Impostos altos, insegurança total!", reclamou outra.
Procurada, a Polícia Militar informa que "assim que tomou conhecimento do fato, o comando do 3°BPM (Méier) destinou equipes ao local e intensificou as rondas e abordagens na região". Além disso, a unidade também ressaltou que trabalha em conjunto com a delegacia da área para identificar e prender os criminosos envolvidos.
Ainda em nota, a corporação disse que o batalhão distribui o policiamento ostensivo no Cachambi e em Todos os Santos com foco nos dados apontados pela mancha criminal. "De acordo com os últimos índices do Instituto de Segurança Pública (ISP), em um comparativo entre os anos 2023 e 2022, houve queda de 14% nos roubos de veículos e de 21.4% no indicador do total de roubos na área de policiamento do 3ºBPM (Méier). Somente no ano de 2023, o 3º BPM retirou mais de 1000 criminosos das ruas e apreendeu mais de 100 adolescentes", afirmou.
A PM reforça ainda a importância da colaboração da população realizando denúncias - o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 - e acionando as equipes pela Central 190 ou via Aplicativo 190. Os registros nas delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que os procedimentos investigativos sejam iniciados.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.