No Jacarezinho, um suspeito morreu após ser baleado durante uma troca de tirosReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - Policiais da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) prenderam, na manhã desta terça-feira (5), dois suspeitos durante uma operação nas comunidades Manguinhos, Arará e Mandela, na Zona Norte. No Jacarezinho, uma favela vizinha, um homem morreu após ser baleado em confronto. Com ele, segundo a PM, foram encontrados um fuzil uma pistola e um veículo roubado. 
De acordo com a Polícia Militar, as ações tinham como objetivo reprimir a movimentação de criminosos do Comando Vermelho que protagonizam disputas territoriais e conflitos em diferentes regiões do Rio. Na operação, os policiais foram atacados por quatro homens armados que estavam dentro de um Jeep Compass e houve troca de tiros.

Em meio ao tiroteio, dois suspeitos fugiram em direção ao Jacarezinho, onde se envolveram em um novo confronto com agentes dos batalhões de Ações com Cães (BAC) e da Polícia de Choque (BPChq): um morreu e o outro fugiu. O corpo de um suspeito foi encontrado em um córrego. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), que investiga o caso.
Os outros dois fugiram para o condomínio conhecido como 'Predinhos', também no Jacarezinho. Os agentes conseguiram localizar o apartamento que eles estavam escondidos e apreenderam armas, munições e carregadores.
A reportagem de o DIA flagrou o corpo do suspeito coberto por um saco preto, além de blindados e dezenas de policiais. Os dois carros apreendidos foram levados para a 21ª DP (Higienópolis). O Jeep branco que foi o veículo encontrado perto do córrego estava repleto de marcas de tiros. Além deste, um Peugeot 208 também foi levado para a delegacia.
Outras operações na Zona Norte
A equipe do 9º BPM (Rocha Miranda) e dos batalhões de Operações Especiais (Bope), Choque e Ações com Cães realizaram uma ação no Complexo da Serrinha e nas comunidades do Juramento e Primavera. Os militares apreenderam fuzil, pistola, munições, carregadores e um colete balístico durante a fuga de criminosos. As equipes ainda recuperaram sete automóveis e uma motocicleta. Toneladas de barricadas foram retiradas dos acessos às favelas. Na região da Primavera, uma construção utilizada pelo tráfico foi demolida.
Já os agentes do 16° BPM (Olaria) fizeram uma ação no Quitungo, Guaporé e Tinta. Não houve prisões, apreensões ou confrontos. 
Comunidade Rato Molhado
Agentes da inteligência do 3° BPM (Méier) prenderam três criminosos e apreenderam duas pistolas, carregadores, rádio-transmissor e drogas no Rato Molhado, também na Zona Norte, na manhã desta terça-feira. 
Na noite de segunda-feira (4), na mesma comunidade, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Jacarezinho conseguiram recuperar a moto roubada do coronel da PM, João Jacques Busnello. O oficial chegou a ser baleado durante o assalto, que aconteceu na tarde desta segunda, na Avenida 24 de Maio, no bairro Sampaio. A motocicleta do coronel é uma BMW, modelo G310 GS.
Reflexos das operações
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, na região da Serrinha, a Clínica da Família Mestre Molequinho do Império suspendeu as atividades. Em Manguinhos, a Clínica da Família Victor Valla também interrompeu o funcionamento.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que, no Jacarezinho, três escolas não abriram as portas e 1.002 mil alunos ficaram sem aula. Na comunidade do Arará , um colégio foi impactado, afetando 291 jovens. Nas localidades do Quitungo, Guaporé e Tinta, duas unidades ficaram fechadas e 370 estudantes perderam um dia letivo. Já no Complexo da Serrinha, sete instituições não funcionaram, deixando 1.557 mil crianças sem aulas.
*Reportagem do estagiário Leonardo Marchetti, sob supervisão de Iuri Corsini