Na Maré, um fuzil foi apreendidoDivulgação

Rio - A Polícia Militar realizou uma operação em comunidades do Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira (6). Na Vila do João, os agentes prenderam Eduardo Lourenço Marques, de 30 anos, conhecido como Dudu, um dos chefes de facção criminosa mais procurado do estado de Minas Gerais e sua mulher, ambos com mandados de prisão em aberto. Ainda na ação, um homem foi baleado. A corporação atuou também em outras localidades da Zona Oeste, onde mais tiroteios foram registrados.
Na Maré, o suspeito foi atingido na perna durante um confronto com equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O homem, que não teve a identidade revelada, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Imagens que circulam nas redes sociais mostram ele sendo colocado dentro de um blindado da PM. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. 
Na Vila dos Pinheiros, moradores também registraram uma intensa troca de tiros. Ambas as comunidades são dominadas pela facção Terceiro Comando Puro (TCP).
Foram apreendidos na ação um fuzil, uma balança de precisão, dois telefones celulares, cadernos com anotações do tráfico de drogas e drogas. A ocorrência foi apresentada na 21ªDP (Bonsucesso).
Operações na Zona Oeste
Outro alvo da ação da PM nesta quarta (6) foi a Cidade de Deus, na Zona Oeste, onde barricadas foram incendiadas. Equipes do 18º BPM (Jacarepaguá), com apoio de unidades do 2º Comando de Policiamento de Área (CPA) atuaram na região. As ações visavam reprimir a facção criminosa que está diretamente ligada às disputas territoriais e conflitos armados em diferentes pontos do Rio.
Segundo a corporação, durante patrulhamento pela localidade conhecida como apartamentos da Cidade de Deus, agentes detiveram três suspeitos. Com eles, foi apreendida uma mochila contendo dois rádios, um celular e drogas. Um quarto homem também foi preso com um rádio comunicador e uma mochila contendo drogas a serem quantificadas. Um quinto criminoso foi detido com um mandado de prisão em aberto.
Já na Vila Aliança e Vila Kennedy, um intenso tiroteio foi registrado por moradores. Equipes do 14º BPM (Bangu) atuaram no local, mas a operação terminou sem saldo.
Clínicas fechadas
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, na região da Cidade de Deus, as clínicas da família Lourival Francisco de Oliveira e José Neves acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspenderam o funcionamento na manhã desta quarta-feira (06). Já o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.

Na região da Maré, as clínicas da família Adib Jatene e Augusto Boal, e o Centro Municipal de Saúde Vila do João também suspenderam o funcionamento.