Rio - Está chegando ao fim! Depois de bater recordes de temperatura e sensação térmica, o Rio se despede do verão, na madrugada desta quarta-feira (20), em um dia de calor intenso, céu nublado e ainda com previsão de chuva. De acordo com o Sistema Alerta Rio, o calorão segue, pelo menos, até sexta-feira (21).
Durante a manhã, o sol e o céu azul ficaram escondidos por conta de uma névoa. A previsão é de tempo instável, com chance de pancadas isoladas de chuva moderada a forte durante a tarde e a noite, podendo vir acompanhada de raios e rajadas de vento moderados. As temperaturas seguem estáveis e elevadas, com mínima de 23°C e máxima de 37°C.
O que vai mudar o tempo nos primeiros dias do outono será a aproximação de uma frente fria. Como de costume, antes da queda, a temperatura vai aumentar com o pico na quinta-feira (21), com máxima podendo chegar a 40°C. Ainda na quinta, há previsão de pancadas isoladas de chuva moderada a forte a partir da noite, com rajadas de vento de até 75,9 km/h.
O calor alivia na sexta-feira (21), quando os termômetros devem ficar próximo aos 27°C. A passagem dessa frente fria e o transporte de umidade do oceano vai trazer previsão de chuva moderada, ocasionalmente forte, a qualquer momento.
O outono começa a 0h06 desta quarta-feira (20) e terminará em 21 de junho, às 17h51. A estação é considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.
Onda de calor no fim de semana
O Rio bateu o recorde de sensação térmica ao atingir 62,3ºC em Guaratiba, na Zona Oeste no último domingo do verão. Banhistas lotaram as praias da Zona Sul para aliviar o calorão. Famílias brincando na areia, jovens jogando altinha e pessoas mergulhando no mar era o panorama dos cariocas e turistas curtindo a despedida da estação mais quente do ano.
Em períodos de calor intenso como esse, especialistas recomendam à população evitar a exposição prolongada ao sol, usar protetor solar, reaplicando-o quando necessário, e manter-se hidratado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.