Rio - Alguns bairros do Rio de Janeiro, especialmente na Zona Norte, sofrem com a chuva - que ainda não caiu com a intensidade prevista pelos canais de meteorologia - desta sexta-feira (22). No início da tarde, o Centro de Operações Rio (COR) registrou alagamentos na Estrada do Galeão, na altura da Viação Ideal, no Cacuia, e na Estrada do Rio Jequiá, na altura da Rua Gáspar de Souza, no Zumbi.
Também há registros de bolsões d'água na Rua Eutíquio Soledade, na altura da Rua Capanema, em Tauá; na Estrada do Galeão, altura da Rua Copenhague, no Jardim Carioca; na Rua Ilha Fiscal, na altura da Av. Ilha das Enxadas, em Bancários. Todos os bairros abrangem a Ilha do Governador.
Ainda segundo o COR, os maiores acumulados de chuva registrados entre 23h10 de quinta-feira e 13h50 de sexta estão nos seguintes pontos:
Ilha do Governador - 13h45 - 29,4mm Anchieta - 13h15 -25,8mm Tijuca/Muda - 13h45 - 18,4mm Tijuca - 13h30 - 15,2mm Alto da Boa Vista - 13h45 - 15,0mm
O órgão informou que núcleos de chuva mais intensos permanecem atuando sobre as Zonas Norte, Sul e Centro do Rio: "Previsão de chuva moderada a forte nestas regiões na próxima hora", pontuou.
Já prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), afirmou em suas redes sociais que "tivemos pancadas mais fortes na Ilha do Governador (Cacuia, Tauá e Jardim Carioca fazem parte) e Anchieta. Em ambos os lugares o acumulado já é bastante elevado e temos vários pontos de alagamentos".
ALAGAMENTO NA ILHA
Alô, motoristas. Há alagamento na Estrada do Galeão, na altura da Viação Ideal, no Cacuia. Não se desloquem pela região, equipes da Prefeitura acionadas. #CORInformapic.twitter.com/zXXuxqmnBQ
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) March 22, 2024
Paes, mais uma vez, apelou para a população "não insistir nos deslocamentos nessas áreas" e reforçou que uma tempestade histórica é esperada para as próximas 72 horas. Como forma de amenizar os possíveis estragos provocados pelo volume de água, ele acompanhou a decisão do governador Cláudio Castro (PL) e decretou ponto facultativo no município, que está 'deserto" nesta sexta.
Nesses pontos, é esperada a passagem de uma frente fria que poderá resultar em acumulados bastante significativos de chuva, ocasionando em alagamento, enxurradas e inundações.
De acordo com o Governo, o risco hidrológico, que engloba inundação, enxurradas e alagamentos, é alto em Maricá, São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro, Teresópolis e Nova Friburgo, e muito alto em Petrópolis e Magé. Já o risco de deslizamentos é alto em Maricá, São Gonçalo, Niterói, Angra dos Reis, Mangaratiba, Teresópolis e Nova Friburgo, e muito alto em Petrópolis e Magé.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.