Escritora Roseana Murray foi atacada por pitbulls; lei do deputado Carlos Minc não é cumpridaDivulgação

Rio - A escritora Roseana Murray, de 73 anos, atacada por pitbulls em Saquarema, apresentou uma melhora no seu quadro de saúde, mas segue internada em estado estável no CTI do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, Região Metropolitana. O boletim médico foi divulgado, nesta segunda-feira (8). Devido a agressividade do ataque, a paciente teve uma das orelhas e o braço direito amputados.
Neste domingo (7), Roseane foi extubada e já respira sem a ajuda de aparelhos. A escritora chegou a receber a visita de familiares após o procedimento. 
O ataque dos cães contra Murray aconteceu na sexta-feira (5), na rua onde a escritora vive em Saquarema, Região dos Lagos. Ela foi arrastada pelos dois pitbulls por cerca de cinco metros e teve o baço dilacerado. O resgate da idosa foi feito por militares do Corpo de Bombeiros, que usaram um helicóptero para levá-la ao Heat.
Logo que deu entrada na unidade, a escritora foi avaliada pela equipe médica da emergência e passou por uma cirurgia para a amputação do braço direito e uma das orelhas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Roseana foi avaliada por uma equipe médica multidisciplinar, incluindo neurocirurgião, cirurgião-geral, cirurgião bucomaxilofacial e ortopedista.
Donos de cães tem prisão convertida
Os animais pertenciam a vizinhos da vítima, que foram presos no mesmo dia do incidente e tiveram a prisão convertida em preventiva, nesta segunda. Após a apreensão, os cães foram levados para um abrigo. Os tutores são investigados pelo crime de maus-tratos de animais.
O delegado André Luiz Bueno, titular da 124ª DP (Saquarema), disse ao DIA, que os presos também foram autuados pelos crimes de omissão e cautela na guarda do animal e lesão corporal. A investigação apontou que os moradores da casa onde os cães estavam deixaram o portão aberto, o que possibilitou a fuga dos animais e o ataque.