Rio - O coronel Marcelo de Menezes Nogueira vai assumir o cargo de secretário da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Nogueira foi escolhido pelo governador Cláudio Castro na manhã desta quinta-feira (18) durante reunião com o secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos. A nomeação deve sair em edição extra do Diário Oficial.
Após a decisão, o coronel Marcelo de Menezes Nogueira afirmou que se sente honrado e garantiu que a população pode contar com seu trabalho. "Sinto-me honrado por ter sido escolhido pelo governador Cláudio Castro para comandar a Polícia Militar. Assumo o compromisso de me dedicar com afinco para melhorar ainda mais o investimento que o Governo do Estado vem realizando na área de segurança pública, com destaque para a tecnologia. A tropa e a população podem continuar contando com nosso trabalho", disse o novo secretário.
Victor dos Santos, secretário de Segurança Pública, reforçou que a escolha foi baseada na experiência e capacidade de gestão de Nogueira. "Todos os nomes indicados ao comando da PM foram baseados na experiência e capacidade de gestão. O coronel Menezes, uma das minhas indicações, é um oficial muito capacitado e com experiência em comando", explicou Santos.
Nogueira é formado em Direito pela Universidade Gama Filho e em Engenharia Civil pela Universidade Estácio de Sá. O coronel também já foi gestor de Recursos Humanos na Coordenadoria Militar da Alerj, assessor Especial da Subsecretaria Militar da Casa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e comandante do 17° BPM (Ilha do Governador).
Em 2022, ele esteve à frente da Coordenadoria do Programa Estadual de Integração de Segurança (Cproeis) e no Comando de Policiamento de Área, que concentra os batalhões da capital. No ano anterior, o coronel era responsável pelo Comando de Polícia Especializada (CPE), no Rio, e chefiava os batalhões de Polícia Rodoviária, Especial Prisional, Polícia Turística, Rondas Especiais e Controle de Multidão, entre outros.
Em 2018, Nogueira recebeu as Medalhas Pedro Ernesto e Tiradentes, honrarias da Câmara Municipal do Rio e da Alerj, em reconhecimento aos serviços prestados enquanto esteve no comando do batalhão da Ilha do Governador.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.