Rio - A Polícia Militar realiza, na manhã desta terça-feira (30), uma operação no Complexo de Israel, em Brás de Pina, na Zona Norte. Segundo a PM, os principais alvos são criminosos das comunidades Cinco Bocas, Pica Pau e Cidade Alta. A ação tem objetivo de combater a movimentação de bandidos na região, além da retirada de barricadas das vias. Até o momento, não há registro de prisões ou apreensões.
De acordo com relatos nas redes sociais, os disparos foram ouvidos ainda durante a madrugada. Atualmente, o tráfico de drogas dessas comunidades são comandadas pelo traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão. Ao total, são cinco locais comandados por Peixão: Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-pau. O criminoso é considerado foragido da Justiça e tem dez mandados de prisão pendentes, a maioria por tráfico de drogas, homicídio e ocultação de cadáver.
A PM informou que agentes do 16ºBPM (Olaria), com o apoio do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE), também tentam recuperar veículos roubados e buscam esconderijos de drogas.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a Clínica da Família Heitor dos Prazeres mantém o atendimento à população. No entanto, as atividades externas, como as visitas domiciliares, estão suspensas. Já a Secretaria Municipal de Educação (SME) disse que 11 unidades escolares foram impactadas pela operação policial.
O Complexo de Israel leva este nome por causa do domínio do traficante 'Peixão', adepto de símbolos do Estado de Israel, como a Estrela de Davi, e conhecido pela intolerância contra praticantes de religiões de matriz africana. Segundo investigações, ele expulsa moradores de suas áreas de influência simplesmente por exercer a religião de matriz africana, determinando a invasão e depredação de centros religiosos dedicados à citada devoção.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.