Ônibus é incendiado durante represálias por operação na Maré, nesta terça-feira (11)Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - Áudios de criminosos ordenando assaltos e o fechamento das principais vias expressas do Rio após uma operação policial na Maré, na Zona Norte do Rio, circulam nas redes sociais desde a manhã desta terça-feira (11). Na mensagem, a ordem era para instaurar o terror nas Linhas Vermelha e Amarela e na Avenida Brasil. Um ônibus foi incendiado e uma carreta foi colocada atravessada na altura da Vila do João.
No áudio é possível ouvir um criminoso gritando: "É para parar tudo, para a Vermelha, Amarela, Brasil... fazer arruaça, pode fazer assalto. Papo do mano 'Tcheca', lei do patrão", diz. A ordem causou pânico entre os motoristas que passavam nas vias expressas. Ouça o áudio:
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o desespero de motoristas que passavam pela Avenida Brasil, sentido Campo Grande, no momento de um intenso tiroteio. Nos vídeos, as pessoas saíram dos veículos e se jogaram no chão em meio ao fogo cruzado. Assista:
Um outro áudio expôs o momento em que PMs foram encurralados pelos traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP), que domina o Complexo do Maré. "Três canas ali, vamos quebrar a casa com eles dentro. Não vai sair da casa, filha da p*", gritou um dos criminosos que participa do confronto. Durante a operação, um policial militar identificado como Jorge Galdino Cruz morreu e outro, identificado como Rafael Dias Holfgramm, ficou ferido. Ele passou por cirurgia e tem quadro de saúde estável. Ouça o áudio:
As polícias Civil e Militar ainda não se pronunciaram sobre possíveis investigações sobre os áudios que circulam nas redes.
A operação no Complexo da Maré continua na tarde desta terça-feira (11). De acordo com a corporação, agentes do 22ºBPM (Maré), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Subsecretaria de Inteligência atuam no local. Até o momento, 24 suspeitos foram presos e quatro homens mortos, sendo dois deles considerados suspeitos pela Polícia Militar. Um morador da Maré, identificado como Revalci Rosa Agues, de 75 anos, foi baleado durante a troca de tiros e está internado em estado estável no Hospital Estadual Getúlio Vargas. 
Na operação, foram apreendidos 11 fuzis, uma metralhadora antiaérea, cinco pistolas, uma espingarda calibre .12, seis carros roubados, duas motos e drogas. Segundo a PM, um esconderijo usado por traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) também foi localizado no interior da comunidade. As drogas e os armamentos foram encaminhados à 21ª DP (Bonsucesso). Os veículos recuperados foram rebocados até o pátio do 22° BPM (Maré).
Investigações apontam que o Complexo da Maré é o principal destino de veículos roubados na região e na Avenida Brasil. Na última quarta-feira (5), por exemplo, um policial militar chegou a ser baleado durante uma tentativa de assalto na altura da comunidade. Na ocasião, o agente voltava do trabalho no momento em que foi abordado por criminosos, que viram o agente e iniciaram a troca de tiros.