A Prefeitura do Rio reacende, nesta quinta-feira (25), a Pira Rio 2016 na Esplanada da Candelária, no Centro. A chama ficará acesa até o fim dos Jogos Olímpicos.Foto: Renan Areias/Agência O DiaRenan Areias/Agência O Dia
Pira Olímpica do Rio é acesa em homenagem aos Jogos de Paris
Cerimônia teve a participação do prefeito Eduardo Paes
A Pira Olímpica dos Jogos Rio-2016 voltou a ser acesa na tarde desta quinta-feira (25), no Boulevard Olímpico, em frente à Igreja da Candelária, no Centro. Trata-se de uma homenagem à edição deste ano da Olímpiada, que este ano será realizada em Paris - a cerimônia de abertura acontece nesta sexta (26), às 14h30 (de Brasília).
A chama ficará acesa até o encerramento dos Jogos na capital francesa, no dia 11 de agosto. É a segunda vez que a pira do Rio é acesa depois de 2016. Nos Jogos de Tóquio, em 2021, a cidade reviveu o fogo olímpico.
Ponto turístico da cidade até hoje, a pira, que faz alusão a uma figura solar e se movimento com a força dos ventos, tem a assinatura do norte-americano Anthony Howe, artista conhecido por obras não estáticas.
Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD), que participou da cerimônia ao lado de aproximadamente 100 crianças da Vila Olímpica da Mangueira, postou imagens da pira com uma legenda em francês: "A pira olímpica do Rio está acesa! Viva os Jogos Olímpicos! Viva Paris".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.