PMs atuam nas comunidades Cinco Bocas, Pica Pau e Cidade Alta, no Complexo de IsraelArquivo / Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar realizou uma operação, pelo segundo dia consecutivo, nas comunidades Pica-Pau, Cinco Bocas e Cidade Alta, todas na Zona Norte. Segundo a corporação, o objetivo desta quarta-feira (14) foi combater o roubo de veículos e interromper as atividades de criminosos envolvidos em disputas territoriais. A PM não divulgou o saldo dessa operação, ou seja, o resumo ou balanço das consequências dela.
Os agentes também realizaram o fechamento de valas abertas pelo tráfico de drogas.
A região, que faz parte do Complexo de Israel, é alvo de constantes conflitos entre grupos de facções rivais. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, tiros foram ouvidos nas localidades por volta das 6h. Devido a ação, a Secretaria Municipal de Educação informou que, na região das comunidades Cinco Bocas e Pica-Pau, três escolas foram fechadas. Enquanto na Cidade Alta, oito unidades tiveram o funcionamento interrompido. 

Na terça-feira (13), um ônibus da linha 335 (Cordovil x Tiradentes) chegou a ser sequestrado e utilizado como barricada para impedir a entrada de policiais no local. Na ocasião, além de reprimir o crime organizado, os agentes atuaram para desobstruir as vias da comunidade.
A guerra entre criminosos vem se estendendo há semanas devido à disputa de território e tentativas de invasão da facção Comando Vermelho (CV) em áreas dominadas pelo Terceiro Comando Puro (TCP). 
Segundo um levantamento do Instituto Fogo Cruzado, até o início de agosto, 29 tiroteios foram registrados no Complexo de Israel somente neste ano. Duas pessoas morreram e uma ficou ferida. Em 2023, neste mesmo período, foram 25 confrontos, que deixaram cinco mortos e três feridos.

Os bairros Brás de Pina e Cordovil, que abrigam as comunidades, tiveram ainda um aumento no número de confrontos comparado ao período entre 1º de janeiro e 1º de agosto de 2023, sendo 58 incidentes de tiroteio em 2024 comparados a 37 em 2023, e 22 casos de tiroteio em 2024 contra 17 no ano passado, respectivamente. 
O Complexo de Israel é formado por cinco comunidades: Cidade Alta, Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-pau. O chefe do tráfico da região é Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, apontado também como líder da facção Terceiro Comando Puro (TCP).