Entrada da garagem da Transurb, na Rua José Reis, no Engenho de DentroReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - David Ferreira Barata, de 67 anos, alvo de um ataque a tiros na manhã desta sexta-feira (6) na garagem da Viação Transurb, no Engenho de Dentro, Zona Norte, é filho do empresário Jacob Barata, conhecido como o 'Rei dos Ônibus', que morreu em dezembro do ano passado, aos 91 anos. David entrava na empresa de transporte coletivo da qual é sócio quando foi abordado por dois criminosos em uma moto. O policial federal aposentado Jansen Gomes Pinto, de 70 anos, que fazia a escolta do empresário, reagiu e morreu ao ser baleado pela dupla.

De acordo com a Polícia Militar, David e Jansen chegaram por volta das 7h em uma Land Rover e os bandidos entraram na garagem junto com eles. O empresário não se feriu, mas passou mal e precisou de atendimento médico. Informações preliminares apontam que os criminosos teriam tentado sequestrar David. A versão, no entanto, ainda não foi confirmada pela polícia.

Em nota, a PM disse que agentes do 3° BPM (Méier) foram chamados para uma ocorrência de homicídio. Segundo a corporação, a área foi isolada e o local preservado para o trabalho da perícia. Os policiais realizaram uma varredura na área de mata atrás da garagem para tentar localizar os bandidos. Uma moto e duas pistolas com as numerações raspadas foram encontradas no local. Não há informações sobre presos.
Nas redes sociais, o Sindicato da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (SSDPFRJ) lamentou a morte de Jansen e prestou solidariedade a familiares e amigos. Segundo a publicação, o policial aposentado trabalhou na DRE/RJ e no antigo Sina e era "um policial muito querido e respeitado". Ainda não há informações sobre o sepultamento do agente.

A família Barata tem uma longa história no ramo de ônibus, sendo uma das mais poderosas do setor de transportes. O patriarca, Jacob Barata, construiu um império com uma vasta rede de empresas que operam linhas de ônibus em várias cidades, principalmente no Rio. A grande influência no transporte coletivo lhe rendeu o título de 'Rei dos Ônibus'. 

David é sócio da Transurb ao lado dos irmãos Elizabeth Cunha Vivas e Jacob Barata Filho. A empresa já foi alvo de uma investigação por suspeita de descontos ilegais. Jacob Barata Filho foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) em esquema que revelou o pagamento de propina a agentes públicos por empresários do setor de transporte no Rio. Segundo a acusação, ele e outros empresários teriam oferecido vantagem indevida ao ex-governador Sérgio Cabral para beneficiar empresas no setor.