Duque de Caxias ganha Hospital do CoraçãoFoto: Divulgação / Rafael Wallace

Rio - O município de Duque de Caxias recebeu, neste sábado (21), o primeiro hospital especializado em cardiologia da Baixada Fluminense. O Hospital do Coração São José terá a capacidade de 123 leitos, divididos entre Centro de Terapia Intensiva (CTI), enfermaria e salas de pré e pós-procedimento.
"É uma alegria imensa estar aqui em Duque de Caxias para inaugurar um equipamento como o Hospital do Coração. Hoje a população da Baixada Fluminense não precisará mais percorrer quilômetros de distância até o Rio de Janeiro em busca de atendimento, porque aqui, nessa unidade, ela terá acesso ao que há de mais avançado em tecnologia e tratamento para doenças cardiovasculares. Certamente esse é um grande presente para o morador da Baixada", afirmou o governador Cláudio Castro.
A expectativa é de que o hospital realize 22 mil cirurgias por ano e 60 procedimentos de cateterismo por dia. Apesar de não contar com um serviço de emergência, a expectativa é de que o Hospital do Coração São José seja um Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular.
"É mais uma unidade de ponta que inauguramos na Baixada Fluminense, reforçando nosso compromisso com a população de ofertar um atendimento de qualidade pelo SUS. O hospital possui modernos centros cirúrgicos, CTIs e salas de hemodinâmica que vão salvar ainda mais vidas", celebrou a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello.
O objetivo da unidade de saúde é zerar a fila de atendimento de pacientes crônicos, que serão encaminhados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER).