Misael Ferreira de Oliveira, o Misa, foi preso nesta segunda-feira (21)Divulgação

Rio - A Polícia Militar prendeu, nesta segunda-feira (21), um dos chefes do tráfico de drogas do Morro do Macacos, em Vila Isabel. O criminoso Misael Ferreira de Oliveira, de 49 anos, conhecido como "Misa", é considerado um dos homens de confiança do traficante Leandro Nunes Botelho, o Scooby Doo, principal liderança da comunidade.
Integrante da Facção Terceiro Comando Puro (TCP), o traficante seria o segundo na hierarquia do tráfico, conhecido como 02 do morro.
Segundo informações do Disque Denúncia, Misa estava foragido da Justiça desde maio de 2017 após receber benefício de saída temporária e não retornar a penitenciária. Além disso, ele ainda possui nove anotações criminais pelos crime de homicídio qualificado, associação para o tráfico, ameaça, roubo majorado e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
A prisão ocorreu durante operação na comunidade. Pela manhã moradores relataram que tiros foram ouvidos na região. Nas redes sociais, a plataforma Onde Tem Tiro (OTT) informou que disparos foram registrados nas proximidades do Túnel Noel Rosa por volta das 5h30.
De acordo com a PM, agentes da 11ª UPP atuam na região com objetivo de prender criminosos com envolvimento em tráfico de armas e drogas. 

Violência na região
Desde o início desse ano, a região sofre com tentativas de invasões de traficantes do Morro São João, no Engenho Novo, controlado pelo Comando Vermelho (CV), que faz divisa com o Morro dos Macacos.
Um dos episódios de violência ocorreu no dia 18 de agosto, quando acontecia um evento na Praça Barão de Drummond, um dos principais pontos do bairro. Na ocasião, criminosos chegaram atirando, cinco pessoas morreram e duas ficaram feridas. Entre os mortos, estava o chefe do tráfico do Morro dos Macacos. Segundo as investigações, Pedro Henrique Barbosa da Conceição, de 18 anos, era o principal alvo. Segundo a polícia, o confronto foi fruto da disputa entre facções.
No início do mês, um adolescente, de 13 anos, e um entregador, 20, morreram durante um tiroteio na comunidade. De acordo com testemunhas, os dois foram baleados por criminosos que entraram no Morro dos Macacos atirando em direção a uma festa.