Rio - O Comando Militar do Leste investiga mais uma 'festinha' não autorizada organizada por militares dentro do 27º Batalhão de Infantaria Pára-Quedista, na Vila Militar, Zona Oeste do Rio. Um vídeo publicado nas redes sociais, no último domingo (3), mostra dezenas de militares uniformizados em uma confraternização regada de pagode, bebidas alcoólicas e narguilé (um cachimbo para fumar tabaco aromatizado ou outras substâncias, como maconha).
Nas imagens também é possível ver que os participantes da festa usam coturnos de cor marrom. Este acessório é usado por militares que possuem o Curso Básico Paraquedista e que estejam servindo nas Organizações Militares da Brigada de Infantaria Paraquedista e no Comando de Operações Especiais.
Veja o vídeo:
O Exército, por meio de nota, repudiou qualquer desvio de conduta por parte dos seus subordinados e reforçou que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas, "seguindo os parâmetros legais e regulamentares". Ainda de acordo com o Comando, a referida confraternização foi realizada com a cotização dos militares, sem a utilização de recursos públicos.
"A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste informa que, com a devida tempestividade, foram adotadas as medidas administrativas necessárias para: esclarecer os fatos ocorridos em Organização Militar de sua linha de subordinação, apontados no vídeo divulgado nas mídias e redes sociais; identificar os envolvidos; e atribuir responsabilidades. De imediato, é possível destacar que a referida "confraternização" foi realizada mediante a cotização dos militares participantes, sem a utilização de recursos públicos, e que, até o momento, não há indícios de ter havido a presença de substâncias ilícitas no interior do respectivo aquartelamento na oportunidade em tela.
Sobre o assunto, foi instaurada uma sindicância, conforme estabelecem as normas em vigor.
O Comando Militar do Leste repudia, de forma veemente, qualquer desvio de conduta por parte dos seus subordinados, reforça que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas, reitera seu compromisso com a correção de atitudes e de comportamentos e, portanto, agirá com o rigor necessário para preservar a disciplina."
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.