Rio - Um reparo emergencial da Águas do Rio na Avenida Francisco Bicalho, Região Portuária do Rio, estendeu a interrupção no fornecimento de água na Grande Tijuca, Zona Norte do Rio, e em partes da Zona Sul. Até este sábado (30), bairros das regiões citadas ainda estavam sem água. Segundo a concessionária responsável pelo abastecimento, na via, uma válvula que é usada para abrir e fechar a água na tubulação travou durante o retorno do abastecimento do sistema Guandu.
"O serviço foi finalizado quinta-feira (28) à noite, e a ocorrência afetou a recuperação do abastecimento na Grande Tijuca, Centro e em partes da Zona Sul", explicou a Águas do Rio.
Enquanto isso, moradores seguem reclamando dos transtornos causados. "Hoje, sábado, ainda estou sem água na Tijuca. Mais alguém sem água?", escreveu uma moradora da Tijuca. Na publicação, pelo menos 100 pessoas disseram passar pelo mesmo problema. "Sem água na Rua Uruguai. Entrou um pouco ontem, porém fraca e parou"; "Moro no AndaraÍ e acabou ontem a água, e até agora nada de voltar. Perdi um dia de trabalho por causa da falta d'água, isso é um absurdo com a população. Com certeza ninguém aguenta mais".
Prazo para normalização
Na última terça-feira (26), a produção de água no Sistema Guandu foi interrompida para a realização da manutenção preventiva. Além disso, houve redução de produção do Sistema Ribeirão das Lajes, para o reparo de uma adutora que se rompeu, em Rocha Miranda.
Mesmo com o Sistema Guandu, da Cedae, operando com capacidade máxima desde esta quinta (28), o problema persiste nos bairros da capital, com previsão para normalização apenas para o início da tarde do domingo (1°).
Procon Carioca notifica Águas do Rio
O Procon Carioca notificou, na sexta-feira (29), a Águas do Rio por conta de falhas no fornecimento de água na cidade do Rio de Janeiro, que acontecem desde terça-feira (26). A notificação tem o objetivo de apurar infração prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a empresa tem o prazo de 48 horas para apresentar a defesa ao instituto. Caso seja configurada a infração, a Águas do Rio será multada.
A falha na prestação de serviço de fornecimento de água afetou também diversas unidades de saúde da rede pública e privada da cidade, além de impactar o funcionamento de outros órgãos públicos e instituições de ensino, bem como na rotina de empresas privadas e no dia a dia da população.
"Na semana em que o Rio registrou o dia mais quente do ano, superando a marca de 40º C, os consumidores ainda estão sem fornecimento regular desse serviço público essencial, o que vem afetando de forma grave a vida dos cariocas. É responsabilidade da empresa que o abastecimento de água seja restabelecido de forma adequada, eficiente, segura e contínua. A interrupção injustificada e, ainda, sem o aviso prévio aos consumidores, é uma violação ao Código de Defesa do Consumidor", informou Renata Ruback, diretora-executiva do Procon Carioca.
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