Movimentação nas proximidades do Morro dos MacacosArmando Paiva/Agência O Dia
Há seis dias, moradores do Morro dos Macacos vivem em meio a confrontos entre criminosos que atuam na comunidade e traficantes do Morro do São João, no Engenho Novo.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram traficantes armados correndo até um carro e deixando a comunidade durante a madrugada deste sábado. Imagens também capturaram a troca de tiros entre os criminosos.
Apesar da Polícia Militar ter afirmado estar reforçando o policiamento na região, uma equipe do DIA esteve no entorno da comunidade e não identificou nenhuma viatura da corporação ou movimentação policial no Morro dos Macacos. Contudo, a PM confirmou que está com o policiamento reforçado, mas não passa números de logística operacional por questões estratégicas.Pau quebrando aqui no morro dos macacos em vila Isabel, guerra de facções. pic.twitter.com/KJDoSBzxTm
— Macaco Urbano (@macacourbanu) December 14, 2024
Os constantes confrontos evidenciam uma tentativa de expansão do Comando Vermelho (CV). A disputa sangrenta acontece no Morro dos Macacos, que abriga cerca de 5 mil pessoas e está sob domínio do Terceiro Comando Puro (TCP). Leandro Nunes Botelho, conhecido como Scooby Doo, de 47 anos, é apontado como principal liderança da facção na favela, caracterizada por ruas íngremes e becos estreitos, de difícil acesso.
Já no Morro do São João, a principal liderança do grupo é Willian Souza Guedes, o Corolla, que foi preso em julho deste ano no Jacarezinho, na Zona Norte. No entanto, a prisão do chefe do tráfico não impediu os planos de expansão da facção.
A localização do Morro dos Macacos é considerada favorável para o CV, pois dá acesso à Zona Oeste por meio do Parque Nacional da Tijuca. O 'atalho' é atrativo para a maior facção do Rio, que tenta expandir sua organização criminosa para a Zona Oeste, como vem acontecendo na Gardênia Azul.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.