Segundo a família, Rhuan estava indo para um show de pagode quando foi abordado por PMsReprodução / Redes Sociais

Rio - O Ministério Público do Estado (MPRJ) denunciou o tenente da PM Marcos Gabriel Silva Mendes, responsável pela morte do jovem empresário Rhuan Rodrigues Pereira, de 20 anos, que aconteceu em agosto, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. A denúncia, encaminhada à Justiça nesta quarta-feira (18), considera que o crime ocorreu por "motivo torpe", e que o policial fez "uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima".

De acordo com as investigações, Rhuan foi atingido por três tiros nas costas durante uma abordagem no bairro Porto do Rosa, enquanto passava pela Rua Heitor Rodrigues, próxima à BR-101. Ele havia deixado a festa de aniversário da mãe e seguia de carro para um show de pagode com o primo, Lucas, que estava no carona. Eles eram seguidos por duas amigas em uma moto, que presenciaram o ocorrido.

O MPRJ aponta que o tenente agiu com desprezo pela vida humana, motivado, apenas, por suspeita de que os ocupantes do veículo pudessem ser criminosos. "A viatura estava com giroflex e sirene desligados, dificultando que a vítima percebesse a abordagem", afirmou o órgão.

Foi solicitado o afastamento de Marcos Gabriel, que é lotado do 7°BPM (São Gonçalo), das ruas, além de suspensão do porte de arma e solicitação para que ele seja levado a julgamento pelo Tribunal do Júri.

O caso gerou grande comoção entre a família e amigos de Rhuan, que o descreveram como um jovem trabalhador e de bom caráter. Ele era gerente em uma loja de roupas e sócio em um depósito de bebidas.

Dois dias depois do crime, a mãe de Rhuan, Fernanda Rodrigues, contou que ele parou o carro no momento em que foi solicitado pelos policiais, que, imediatamente, atiraram. O caso é investigado pela 72ª DP (São Gonçalo).

PM alega confronto

A versão da Polícia Militar diz que a equipe solicitou a parada do veículo de Rhuan, que encostou próximo a um acesso à comunidade do Salgueiro. No entanto, a corporação afirma que criminosos perceberam a abordagem e efetuaram disparos contra os policiais, e que, durante o confronto, Rhuan foi atingido. As alegações da corporação são refutadas por familiares.
Procurada, a defesa do tenente Marcos Gabriel Silva Mendes afirmou ter ficado surpresa com o vazamento da denúncia. "Aparentemente, foram atribuídas ao policial militar condutas que não encontram amparo nas provas que foram produzidas no curso das investigações. Com o início do processo, onde lhe será garantido o direito constitucional da ampla defesa e do contraditório, restará demonstrada sua inocência", comentou o corpo jurídico. 
A Polícia Militar ainda não se pronunciou sobre a denúncia. O espaço segue aberto.