Light suspendeu o fornecimento de energia em instalações da UFRRJ por inadimplência Divulgação/UFRRJ

Rio - A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) teve o fornecimento de energia elétrica interrompido nesta quinta-feira (30) por causa de uma dívida de R$ 2,6 milhões com a Light. O corte ocorreu em todas as instalações administrativas, incluindo a reitoria. O serviço foi restabelecido após um novo acordo entre as partes.
As unidades essenciais, como os serviços de saúde e segurança, foram poupadas da suspensão para garantir a continuidade desses atendimentos à população. De acordo com a Light, antes do corte de luz a concessionária tentou firmar acordos e realizar reuniões com a reitoria.
A dívida total da UFRRJ é referente às faturas vencidas entre maio de 2024 a janeiro de 2025 e uma parcela do acordo firmado em junho de 2024. Na época, a Light e a reitoria da UFRRJ pactuaram o parcelamento de uma dívida de R$ 2,8 milhões. Não há, até o momento, informações sobre a possível suspensão das atividades no campus.
O que diz a UFRRJ
A reitoria da universidade informou que foi surpreendida com a presença de várias equipes da Light nesta quinta-feira. A instituição, então, entrou em contato imediatamente com a direção da empresa, e conseguiu negociar com a concessionária, que religou o serviço.
Em nota, a UFRRJ justificou que não recebeu de forma antecipada uma notificação de aviso de corte por parte da Light, e considerou as operações realizadas no câmpus como "arbitrárias e altamente prejudiciais ao funcionamento da instituição, com impactos extremamente negativos ao conjunto da comunidade universitária".
Confira a nota na íntegra
"A Reitoria informa que, na manhã de hoje (30/01/2025), fomos surpreendidos com a presença de várias equipes da Light com ordens de serviço para realizar o corte da energia elétrica de vários setores da instituição, a despeito de sempre termos mantido um canal de diálogo aberto com a operadora, honrando todos os compromissos acordados, de modo a manter quitadas as faturas mensais de consumo de energia.

As operações de cortes de energia impossibilitaram o funcionamento de diversos setores acadêmicos e administrativos da UFRRJ, até mesmo aqueles que desenvolvem atividades essenciais para a instituição, causando prejuízos ao conjunto da nossa comunidade acadêmica e uma grande apreensão.

A Reitoria da UFRRJ, tão logo tomou conhecimento da presença das equipes da Light no câmpus de Seropédica, entrou em contato com a direção da empresa, e conseguimos chegar a uma solução negociada, que resultou na suspensão dos cortes, com a religação imediata de alguns setores. Nesta negociação conversamos também com o MEC e a Andifes.

É importante ressaltar que a UFRRJ vem fazendo um grande esforço para honrar os seus compromissos financeiros, a despeito dos cortes orçamentários sofridos pela IFES nos últimos anos e, em particular, neste momento em que a Lei Orçamentária Anual (LOA) ainda não foi aprovada pelo Congresso Nacional, razão pela qual as IFES estão recebendo apenas frações de 1/12 avos dos seus orçamentos anuais. Este montante é insuficiente para o pagamento simultâneo de todas as despesas fixas e dos contratos de serviços.
Diante do exposto, e considerando que a UFRRJ não recebeu de forma antecipada uma notificação de aviso de corte por parte da Light, entendemos que as operações realizadas no câmpus no dia de hoje podem ser caracterizadas como arbitrárias e altamente prejudiciais ao funcionamento da instituição, com impactos extremamente negativos ao conjunto da comunidade universitária.

Por fim, a Reitoria informa que, em face da gravidade dos fatos ocorridos na data de hoje — que resultaram na interrupção do fornecimento de energia em vários setores, sem que a UFRRJ tivesse sido comunicada oficialmente de forma antecipada (como está previsto na legislação) — irá solicitar o agendamento de uma reunião de trabalho com os representantes da Light para tratar do tema, a fim de evitar que situações como essa não venham se repetir no futuro."