Motorista buscaram se proteger entre os carros na Avenida Brasil durante o tiroteioReprodução

Rio – Um intenso tiroteio durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar transformou as comunidades de Parada de Lucas e Vigário Geral, na Zona Norte do Rio, em um cenário de guerra na tarde desta quarta-feira (12). Quatro pessoas ficaram feridas. O confronto foi tão violento que um helicóptero da PM foi alvejado em pleno voo, obrigando a tripulação a realizar um pouso forçado – veja as imagens abaixo.
O caos se espalhou pelas principais vias da cidade. A Avenida Brasil e a Linha Vermelha foram completamente interditadas por mais de 30 minutos nos dois sentidos, levando motoristas em pânico a abandonarem seus veículos e se jogarem entre os carros em busca de proteção. 
Veja os vídeos:
Um homem e uma mulher foram baleados e levados para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte do Rio. Segundo a direção da unidade, os dois pacientes estão estáveis. 
Os outros dois feridos estavam em um ônibus que foi atingido pelos disparos. As vítimas foram feridas por estilhaços e levadas para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Flavia Souza da Silva, de 45 anos, sofreu cortes e escoriações leves no cotovelo esquerdo. Após receber atendimento médico, aguardava curativo antes de ser liberada. Já André de Oliveira, de 50 anos, teve uma lesão superficial na mesma região. Ele foi medicado e recebeu alta pouco depois.
A ação tem como objetivo localizar o esconderijo do traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o 'Peixão', dono de uma extensa ficha criminal, comanda a região impondo terror e violência. Atualmente, o Terceiro Comando Puro (TCP) domina as comunidades de Parada de Lucas, Vigário Geral, Pica-Pau, Cidade Alta e Cinco Bocas, que formam o Complexo de Israel. 
A Polícia Militar confirmou que o helicóptero do Grupamento Aeromóvel foi atingido e precisou realizar um pouso forçado para avaliar as condições da aeronave, mas destacou que não houve feridos.
Ônibus incendiados
O sindicato Rio Ônibus emitiu uma nota criticando a atual situação da segurança pública no estado e dando um triste balanço violento do dia: "Lamentavelmente, a cidade do Rio passa por mais um caso de caos envolvendo situações de segurança pública e mobilidade urbana. Ao longo desta quarta-feira, 12, tivemos um ônibus (linha 799 Pavuna x Terminal Sulacap) incendiado [na altura de Guadalupe], um veículo 774 (Madureira x Jardim América) atingido por um tiro [em Parada de Lucas] e outros três coletivos foram utilizados como barricada. Dezenas de linhas tiveram seu itinerário alterado e milhares de passageiros sofreram as consequências. É evidente a necessidade de intervenção das autoridades de segurança pública urgentemente. Só assim, devolveremos o direito de ir e vir da população carioca". Veja vídeo do ônibus alvejado abaixo:
As linhas que tiveram desvios nos itinerários ao longo do dia são as seguintes:
- 774 (Madureira x Jardim América)

- 905 (Irajá x Bonsucesso)

- 940 (Ramos x Madureira)

- 335 (Cordovil x Tiradentes)

- 639 (Jardim América x Saens Peña)

- 906 (Jardim América x Caju)

- 379 Catiri x Tiradentes

- 349 Vila Kennedy x Tiradentes

- 389 Vila Aliança x Candelária

- 936 Campo Grande x Fundão
No BRT Transbrasil, o corredor estava reaberto antes de 15h40, mas, por volta das 18h, parte do serviço precisou ser interrompido novamente após criminosos incendiarem pneus e veículos na Avenida Brasil, altura de Irajá - onde os Bombeiros apagaram as chamas de um carro no sentido Centro. A via chegou a ficar fechada novamente no trecho. Já às 19h10, a MobiRio comunicou que a operação estava sendo retomada.
Sobre os trens, a nota mais recente da SuperVia, por volta de 21h, dava conta de que a circulação no ramal Saracuruna, que havia sido afetada pelo tiroteio próximo à estação Vigário Geral, já estava normalizada. O trecho entre Penha Circular e Vigário Geral, que precisou ser interditado para embarque e desembarque, também foi regularizado.
Demais serviços
A Secretaria Municipal de Educação comunicou que as escolas da região não tiveram o funcionamento afetado. Já a Secretaria de Estado de Educação destacou que, por volta de 16h, três escolas da rede estadual se encontravam fechadas na região.
A Secretaria Municipal de Saúde disse que, para segurança de profissionais e usuários, o Centro Municipal de Saúde Iraci Lopes interrompeu o funcionamento nesta quarta. O CMS Nagib Jorge Farah, a CF Eidimir Thiago de Souza e a CF Nilda Campos mantêm o atendimento à população. Somente atividades externas, como visitas domiciliares, estão suspensas. Já a CF Heitor dos Prazeres e o CMS José Breves dos Santos suspenderam o funcionamento e avaliam a possibilidade de reabertura nas próximas horas.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que suas unidades funcionaram sem problemas.