Soldados das forças de segurança se preparam para atuar durante a Cúpula do Brics no Rio de JaneiroReginaldo Pimenta/ arquivo o dia
Aterro do Flamengo fecha para treinamento das forças de segurança para o Brics
Vias da região foram liberadas por volta das 8h. Fuzileiros navais fizeram exercícios com embarcações e Carros Lagarta Anfíbio
Rio - O Aterro do Flamengo, na Zona Sul, ficou totalmente fechado, na manhã desta sexta-feira (4), para um treinamento operacional das forças de segurança. O exercício fez parte do planejamento para a Cúpula dos Brics, que vai reunir líderes de países do Sul Global no Rio. O encontro acontece nos próximos domingo (6) e segunda-feira (7), no Museu de Arte Modernas (MAM), quando será feriado na cidade.
Após o exercício desta sexta-feira, que é ponto facultativo no município por conta do evento, o trânsito no Aterro, que ficou fechado entre o Monumento a Estácio de Sá e o Trevo dos Estudantes, foi liberado, por volta das 8h. No treinamento, fuzileiros navais desembarcaram de embarcações e Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf), na Praia da Glória. Os militares serão responsáveis pela segurança do entorno marítimo e terrestre das instalações estratégicas vinculadas à reunião.
Até o próximo dia 9, a cidade está sob a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e terá atuação das Forças Armadas. Os militares vão atuar com seis equipamentos anti-drones posicionados em pontos estratégicos da cidade e caças F-5M armados com mísseis. O planejamento será semelhante ao realizado durante o G20, que aconteceu em novembro do ano passado, e as equipes acompanharão o trajeto das comitivas dos países participantes.
O Governo do Rio também mobilizou cerca de 17 mil agentes de segurança para reforços no policiamento nas ruas, nos arredores do evento e em hotéis onde as delegações estarão hospedadas. Do total, 15,5 mil são PMs, incluindo efetivos do Comando de Operações Especiais (COE), com apoio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel, instalado próximo ao MAM. Já a Polícia Civil terá cerca de 1.400 agentes, com reforço nas delegacias da região, Central de Flagrantes extraordinária na Cidade da Polícia, e equipes do Esquadrão Antibomba, peritos e agentes com proficiência em idiomas.
Entre hoje e a próxima segunda, a rotina da cidade será impactada pelo encontro. Há interdições e alterações no trânsito do Aterro e Copacabana, mudanças nas faixas BRS, seletivas e reversíveis, bem como na operação e frotas dos transportes. O funcionamento de serviços públicos, escolas e unidades de saúde também foi modificado. Comércios, bares, restaurantes, padarias, hotéis, shoppings e pontos turísticos, estabelecimentos culturais, empresas de mídia, indústrias, serviços essenciais e atividades por trabalho remoto funcionam normalmente.
Brics
O Brics é um fórum de coordenação política e diplomática para países do Sul Global, que atua no fortalecimento da cooperação econômica, política e social entre os membros, e aumento da influência na governança internacional. O grupo busca ampliar a legitimidade, a equidade de participação e a eficiência de instituições globais como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC).
O bloco também tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento social e econômico sustentável e promover a inclusão social. O Brics é composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Indonésia, e ainda tem como países parceiros a Bielorrússia, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.