Manutenção do sistema foi concluída às 19h desta terça-feira (26)Divulgação / Cedae

Rio - A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio (Cedae) concluiu a manutenção anual do Sistema Guandu-Lameirão às 19h desta terça-feira (25). A produção e o abastecimento de água foram retomados de forma gradual na capital e nos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.
A paralisação do sistema começou às 2h do mesmo dia, e contou com mais de 500 profissionais realizando ações como limpeza e manutenção de equipamentos, inspeções de segurança e vistorias, e reparos em estruturas submersas.
Além disso, teve a instalação de três macromedidores, equipamentos capazes de medir com precisão o volume de água fornecido para as concessionárias e também proporcionar um melhor controle de perdas.

A manutenção preventiva é feita anualmente em data próxima ao início do verão, período do ano que registra o maior consumo de água. O objetivo é garantir a operação contínua durante todo a estação, evitando reduzir ou paralisar a produção para intervenções emergenciais.
A distribuição de água nas localidades atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com suas respectivas áreas de atuação.