Cartão terá orientações sobre vacinas para bebês Divulgação/Arquivo
Rio cria cartão para orientar vacinação de bebês prematuros
Lançamento ocorreu no Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Centro
Rio - A Secretaria Municipal de Saúde lançou, nesta sexta-feira (12), o novo Cartão do Prematuro, material informativo que orienta famílias e profissionais de saúde sobre as vacinas especiais indicadas para os bebês nascidos antes do tempo previsto. A cerimônia ocorreu no Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Centro.
De acordo com o secretário Daniel Soranz, que esteve no local, o cartão vai ajudar a diminuir os riscos para os recém-nascidos.
"Ele é um pouquinho diferente do cartão de vacina das crianças que não nascem prematuros, porque ele tem aqui a possibilidade das imunoglobulinas e também da hexavalente. Mamãe, você que tem um filho que nasceu prematuro, pega o seu cartão de prematuro para poder acertar a caderneta de vacina da criança e fazer uma proteção extra a esse bebê, que tem mais risco de adoecer gravemente do que os demais", explicou.
Ainda segundo a SMS, a iniciativa busca prevenir infecções evitáveis e, por consequência, o número de internações e mortes entre os prematuros, que são suscetíveis a complicações.
A partir de agora, todos os bebês prematuros nascidos nas 13 maternidades municipais da cidade já sairão da unidade com o cartão anexado na caderneta de vacinação, garantindo um acompanhamento mais seguro e qualificado.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.