Símbolo máximo da Marquês de Sapucaí, o Arco da Apoteose Reprodução
Estado do Rio reconhece desfiles das escolas de samba como Patrimônio Cultural
Decreto oficializa o Carnaval como bem cultural protegido e reforça a importância econômica e social para o estado
Rio - Os desfiles das escolas de samba passaram a ser oficialmente reconhecidos como Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro. O decreto foi assinado nesta sexta-feira (19) pelo governador Cláudio Castro e publicado no Diário Oficial (DO).
De acordo com o decreto, o reconhecimento abrange o desfile de Carnaval das escolas de samba realizado no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, que é considerado um dos principais eventos culturais do estado e do país. Além disso, no texto divulgado também foi determinado que o Poder Executivo deverá apoiar ações voltadas à preservação, valorização e divulgação desse patrimônio imaterial.
Com a medidas, os desfiles passam a integrar o conjunto de bens culturais que são protegidos pelo estado do Rio garantindo respaldo institucional às escolas de samba os trabalhadores do setor e a toda a cadeia envolvida na realização do Carnaval. Na prática, o reconhecimento amplia as possibilidades de políticas públicas de incentivo, preservação da memória e apoio as escolas de samba.
Segundo dados do Governo do Estado, o Carnaval de 2025 movimentou bilhões de reais na economia fluminense, impulsionou o turismo e gerou milhares de empregos temporários, principalmente nos setores de comércio, serviços e cultura.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.