Rio - A Polícia Civil realizou, nesta sexta-feira (20), a Operação "Pueri in Periculum" contra administradores de um grupo virtual no qual eram compartilhadas imagens de pornografia infantil, cenas de extrema violência e conteúdos preconceituosos. Os agentes identificaram que alunos de uma escola da Região Oceânica de Niterói foram adicionados à comunidade em uma rede social.
De acordo com a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Niterói (DPCA-Niterói), a ação tem o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos três administradores do grupo, que contava com mais de 500 integrantes. Os agentes buscam reunir novas provas e identificar outros possíveis envolvidos nos crimes de aliciamento e assédio sexual contra os menores. Há indícios de que estudantes de outras unidades escolares da cidade também tenham sido adicionados ao grupo.
"Pueri in Periculum", em latim, significa "Crianças em Perigo". A Polícia Civil reforça a importância de que pais e responsáveis mantenham diálogo aberto com seus filhos sobre os riscos no ambiente virtual, estimulando a confiança para que relatem qualquer situação suspeita. Diante de indícios de irregularidade, a orientação é procurar a corporação e a direção da escola para que as medidas cabíveis sejam adotadas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.