Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos

Praça Paris é reconhecida como patrimônio cultural e turístico imaterial do Rio

Medida cria instrumento formal de proteção e abre caminho para políticas públicas de conservação

Rio - A Praça Paris, na Glória, passou a integrar oficialmente o patrimônio cultural, histórico e turístico de natureza imaterial do Rio. Aprovado pela Câmara, o Projeto de Lei foi promulgado pela Câmara Municipal, nesta segunda-feira (22).
O reconhecimento legal cria um instrumento formal de proteção e abriu caminho para políticas públicas de conservação e manutenção do local. A lei também prevê que o Poder Executivo realize os registros necessários junto aos órgãos competentes.
Autora do PL, a vereadora Tainá de Paula (PT) ressaltou a importância da decisão. "A Praça Paris não é só beleza: é memória, identidade e direito ao espaço público", afirmou Tainá, que complementou: "Esse tombamento é um compromisso da cidade com as gerações futuras."
Vale lembrar que em julho do ano passado, o setor gastronômico da tradicional Feira da Glória foi transferido para o local. Neste mesmo período, o evento também foi declarado patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado. Em 2023, a praça foi revitalizada após passar por um período de falta de segurança e preservação. 
Projetada pelo arquiteto Alfredo Agache (1875-1959), a Praça Paris foi inspirada nos clássicos jardins franceses e inaugurada em 1929. 
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

[an error occurred while processing the directive]