saquarema - Divulgação
saquaremaDivulgação
Por

Rio - O Carnaval já é passado. Agora só em 2019. Mesmo assim, apesar do fim da folia e da alta temporada, as cidades da Região dos Lagos continuam a ser uma boa opção de lazer para a família. Afinal, as belas praias e a natureza exuberante, além de ampla rede hoteleira e gastronômica, atraem turistas de todas as partes do Estado do Rio, que podem contar com muito sol e agitação.

Uma das opções é Araruama, distante cerca de 120 quilômetros da cidade do Rio. Lá, a famosa Lagoa de Araruama, que, em função dos ventos constantes, atrai amantes de esportes variados, como windsurf e kitesurf, e também aqueles que desejam desfrutar de momentos de lazer à beira do grande espelho d'água. Para os turistas que desejam as praias oceânicas, vale conferir as belas praias Seca e Massambaba.

Também banhada pelas águas da Lagoa de Araruama, São Pedro da Aldeia é outra cidade com recantos agradáveis para curtir com a família. Vale conhecer as praias do Sudoeste e de São Pedro. Outra dica é visitar a Praia da Baleia, com orla repleta de bares e restaurantes. Convém incluir no roteiro a Casa da Flor. Patrimônio nacional, o espaço foi especialmente desenvolvido ao longo dos anos pelo artista Gabriel Joaquim dos Santos.

Não muito distante dali, Saquarema reúne diversas praias oceânicas bastante concorridas. Entre elas, a Prainha, logo ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, cartão-postal da cidade. Além dela, Jaconé e Itaúna, que são bem procuradas pelos surfistas devido à formação de ondas perfeitas.

CAPITAL DA AGITAÇÃO

Na sempre agitada Cabo Frio, convém reservar pelo menos dois dias para aproveitar as várias praias da cidade. Entre elas, a mais badalada de todas a do Forte. Além dela, vale conhecer as praias do Peró, das Conchas e das Dunas. Para aficionados por esportes radicais, o distrito de Tamoios tem a Praia de Aquárius, ponto de encontro de surfistas e praticantes de bodyboard. Lá também é possível conhecer o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado e o Parque da Preguiça. Para os amantes da gastronomia, o histórico bairro da Passagem reúne opções variadas.

Não muito distante, a também badalada Armação dos Búzios. Com praias deslumbrantes vale visitar as de João Fernandes, Azedinha, Ferradura e Tartaruga , a cidade alia charme e despojamento em um só lugar. Uma dica é percorrer a Orla Bardot, em homenagem à atriz francesa Brigitte Bardot, e também a famosa Rua das Pedras, onde ficam os principais restaurantes e bares.

As cidades de Arraial do Cabo e Rio das Ostras são outras duas opções para aqueles que visitam a Região dos Lagos. Na primeira, o mar azul lembra o Caribe, com destaque para as praias do Pontal do Atalaia, do Forno e do Farol esta última é considerada uma das mais belas do Brasil. Já em Rio das Ostras, o roteiro deve incluir a Praia de Costa Azul e também a Lagoa do Iriry. Vale visitar ainda o Monumento Natural dos Costões Rochosos e o Parque Natural Municipal dos Pássaros.

Em Macaé, uma boa pedida é aproveitar a orla da Praia dos Cavaleiros, uma das mais concorridas. Nela, os visitantes também podem contar com variada opção de bares e restaurantes. Vale conhecer ainda a Praia do Pecado, ideal para a prática de surfe, bodyboard e stand up paddle. Outra dica é a Lagoa de Imboassica, que separa as cidades de Macaé e Rio das Ostras. Já quem deseja curtir a região serrana do município, o distrito de Sana vale a visita, onde é possível aproveitar as cachoeiras do Escorrega e de Sete Quedas.

 

Você pode gostar
Comentários