Além do turismo de negócios, Macaé também atrai os visitantes pelas belezas naturais, como a Lagoa de Imboassica
 - BRUNO CAMPOS / Divulgação
Além do turismo de negócios, Macaé também atrai os visitantes pelas belezas naturais, como a Lagoa de Imboassica BRUNO CAMPOS / Divulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Petrópolis, Macaé e Itatiaia podem comemorar. As três cidades acabam de atingir o topo do ranking turístico no Brasil. O trio fluminense alcançou o conceito A no último Mapa do Turismo Brasileiro, promovido pelo Ministério do Turismo. No total, são cinco os níveis de classificação de A a E. No Estado do Rio, Angra, Búzios, Cabo Frio, Paraty e Rio também estão na categoria A.

Para conceber o ranking, o Ministério do Turismo utiliza quatro critérios para avaliar o desempenho econômico das cidades. São levados em conta os números de empregos gerados pelo setor, de estabelecimentos formais de hospedagem e as estimativas de fluxo de turistas domésticos e também internacionais. Conforme a portaria 39/2017 do próprio MTur, os municípios classificados entre A e D podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico.

Com média de cerca de 1,6 milhão de turistas por ano, Petrópolis chegou ao nível A devido ao crescimento do setor antes, a cidade havia recebido conceito B. O turismo, aliás, responde por R$ 660 milhões do PIB anual do município, gerando mais de 30 mil empregos diretos e indiretos em hotéis e pousadas, além do comércio e bares e restaurantes.

"Subir ao topo do ranking estava no plano de governo e já conseguimos atingir a meta. Sabemos o quanto o turismo gera de empregos e renda e estamos trabalhando para fomentar ainda mais o setor, porque toda cidade ganha", destaca Marcelo Valente, secretário da Turispetro.

Macaé é outra cidade que chegou ao nível A devido ao aumento do número de empregos e também do fluxo de turistas foram mais de 486 mil visitantes em 2017. Antes reconhecido pelo turismo de negócios, o município tem se consolidado também no turismo de lazer. "Expectativa é que, em 2018, nossa taxa de ocupação aumente cerca de 30%. O turismo de negócios e de lazer agora andam juntos", avalia Isabel Tunas, diretora de três hotéis em Macaé.

Itatiaia, por sua vez, obteve o conceito A depois de aumentar o número de hotéis e pousadas e do número de empregos, além de se estruturar para receber grande fluxo de turistas de aventura. Entre os destaques da cidade, as diversas cachoeiras e áreas verdes e o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro do gênero a ser criado no Brasil, em 1937.

 

Você pode gostar
Comentários