O primeiro lugar na categoria Master ficou com Fábio Freitas - Divulgação
O primeiro lugar na categoria Master ficou com Fábio FreitasDivulgação
Por

Rio - O mar de Angra dos Reis releva um universo multifacetado, com muitas cores e texturas. A vida marinha da Ilha Grande, aliás, acaba de ser tema do concurso de fotografias Beleza Fatal. Fruto do Projeto Coral-Sol, do Instituto Brasileiro de Biodiversidade (BrBio), em parceria com a Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (ABISUB), o torneio teve como objetivo destacar a importância da conservação das espécies marinhas e ainda retratar o coral-sol, invasor que atualmente ameaça a biodiversidade brasileira, mas que, ao mesmo tempo, impressiona pela beleza.

Tendo dois pontos distintos de mergulho na Ilha Grande a Ponta do Bananal e o Sítio Forte , o Beleza Fatal contou com mais de 300 imagens produzidas do bioinvasor. De acordo com o regulamento, o concurso foi dividido em duas categorias Master (com câmeras profissionais DSLR e Mirrorless) e Câmeras Compactas (amadoras).

Conforme Elianne Omena, coordenadora do Projeto Coral-Sol, o concurso visa divulgar os efeitos negativos da bioinvasão marinha sobre a biodiversidade, além de preservar a saúde dos oceanos. Ainda segundo ela, o Beleza Fatal serve também para apresentar todo um universo subaquático que poucos têm conhecimento.

"O conhecimento é o primeiro passo para a tomada de atitudes que levem a mudanças em como as pessoas veem o mar e entendam sua importância para o clima, como fonte de oxigênio, energia e alimentos. A bioinvasão ainda é pouco conhecida, porém constitui uma das primeiras causas da perda de diversidade e a extinção de espécies no mundo todo", destaca Elianne Omena.

 

Programa foi criado em 2006
Publicidade
Rio - Nascido em 2006, o Projeto Coral-Sol é pioneiro no combate à bioinvasão marinha no Brasil. O programa, por sinal, foi criado para enfrentar os crescentes danos do agente invasor em toda a costa brasileira. Entre os objetivos está a conservação da biodiversidade marinha, além de controlar e minimizar os impactos ambientais e socioeconômicos.
O Projeto Coral-Sol ainda visa a recuperação dos ecossistemas marinhos e a garantia da sustentabilidade ecológica, econômica e social das regiões afetadas pelo invasor. Hoje, o programa tem parcerias com universidades, instituições públicas federais, estaduais e municipais, além de órgãos da iniciativa privada e a sociedade civil.
Você pode gostar
Comentários