O instrutor Rafael Marendino ensina técnicas da modalidade esportiva para alunos a partir dos cinco anos de idade  - Divulgação
O instrutor Rafael Marendino ensina técnicas da modalidade esportiva para alunos a partir dos cinco anos de idade Divulgação
Por

Rio - Cabo Frio é reconhecida por abrigar diversas e agitadas praias. Mas, além da orla, a cidade também apresenta uma outra característica peculiar. Possui várias dunas, que, por sinal, são perfeitas para a prática de sandboard modalidade esportiva em que se utiliza uma pequena prancha para 'surfar' na areia. Não à toa, o município pode ser considerado a capital do esporte no Estado do Rio.

Lá, destaque para as dunas do Peró e do Parque Estadual da Costa do Sol. Na primeira, entre as praias do Peró e das Conchas, os morros de areia têm formações variadas, com alturas entre 6 e 20 metros. Já a segunda, localizada no bairro Dunas, na estrada para Arraial do Cabo, fica a Duna Dama Branca, mais conhecida como Duna Mãe, com 35 metros de altura, considerada a maior duna isolada da Região Sudeste do Brasil.

"No Estado do Rio são poucos os lugares onde é possível se praticar o sandboard. As melhores dunas estão em Cabo Frio. Temos todas as condições naturais para a prática do esporte e buscamos o desenvolvimento dele tanto para os moradores quanto aos nossos milhares de turistas que nos visitam", destaca Rafael Marendino, instrutor de sandboard.

Com 20 anos de experiência, o cabo-friense Rafael Marendino é um dos poucos professores do esporte na cidade da Região dos Lagos ele já disputou provas da modalidade em diversas partes do Brasil, além de países como Peru e Alemanha. Segundo o instrutor, qualquer pessoa a partir dos cinco anos é capaz de praticar sandboard. Basta apenas ter equilíbrio para conseguir 'surfar' na areia. "Todos podem praticar, seja com sol, com tempo nublado, ventando. A única coisa que inviabiliza a prática é a chuva, porque a prancha não desliza na areia úmida", ensina.

De acordo com Rafael Marendino, o sandboard é um esporte secular. Ele lembra que, conforme a Duna Riders Internacional (DRI), entidade mundial ligada ao esporte, a modalidade já era praticada no Egito Antigo. "Segundo a DRI, há até registros em hieroglíficos em que egípcios aparecem deslizando com pranchas de madeira e porcelana sobre as dunas", conta.

Rafael Marendino também acrescenta que, aqui no Brasil, o sandboard surgiu em meados da década de 1980 na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Passados mais de trinta anos, no entanto, o esporte ainda é pouco conhecido da grande maioria dos brasileiros. "Eu conheci por meio de amigos e me apaixonei imediatamente. Não existia em Cabo Frio e fui o pioneiro aqui", relembra.

 

Você pode gostar
Comentários