Dia da Mulher Petrópolis - Divulgação
Dia da Mulher PetrópolisDivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Era 8 de março de 1857 quando um grupo de trabalhadoras da indústria têxtil de Nova York se rebelou por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos. O movimento, porém, foi reprimido com violência. Mas a data entrou para a história mundial como um marco da luta feminina, celebrada ao longo dos séculos XIX e XX. Em 1975, por fim, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu instituir o Dia Internacional da Mulher, sendo até hoje um símbolo de resistência.

Não à toa, para celebrar o 8 de março com estilo, sem deixar de lado a luta por direitos, cidades do Estado do Rio estão com programação variada. Em Macaé, a data será comemorada até dia 27 em diversos locais. Haverá exibição de filmes, palestras, aulas de defesa pessoal, teatro, shows e prestação de serviços. "Precisamos comemorar as conquistas do passado, como o direito ao trabalho regulamentado, o voto, a Lei Maria da Penha. Entretanto, é um momento para refletirmos sobre nossas lutas, contra o preconceito, a violência e as necessidades de conquistas futuras", avalia Jane Roriz, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Macaé.

Também Região dos Lagos, Rio das Ostra promoverá uma série de atividades. Hoje, a Casa de Cultura Bento Costa Júnior terá exibição do longa-metragem 'Frida'. Amanhã, dia 9, o espaço vai apresentar o filme 'Georgia O'Keekke', que conta a história da renomada pintora norte-americana. Ambas as sessões são às 9h30 e 14h, seguidas de debate.

Na Biblioteca Municipal de Rio das Ostras, hoje haverá oficina de bonecas Abayiomi, às 13h. Logo depois, palestra com tema 'As Plantas Medicinais e a Nossa Saúde', às 15h. Às 18h, o vídeo 'Acorda Raimundo....Acorda!', que retrata a história de uma família operária. Às 19h, roda de conversa com o tema 'Mulheres do Século XXI, Histórias e Experiências'.

SERVIÇOS DE BELEZA E SAÚDE

Em São Pedro da Aldeia estão previstas roda de conversa sobre empoderamento feminino, exposição e serviços variados de beleza, com dicas de emagrecimento e designer de sobrancelha, entre outros. As ações vão ser realizadas na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro.

Cabo Frio vai contar com programação que se estenderá até dia 16 de março. Hoje, por exemplo, na Casa de Cultura José de Dome, em Charitas, palestra com o tema 'Fortalecendo Redes Institucionais de Mulheres'. Também hoje, na Coordenadoria-Geral da Pessoa Idosa, em São Cristóvão, grande baile com mulheres da terceira idade. Amanhã, massagem, aferição de pressão e também medição de glicose.

"É o momento para refletir sobre todo o contexto que envolve as vulnerabilidades da mulher como vítima da violência, em face do histórico de desigualdade gerado pelo impedimento da garantia de direitos como educação, saúde, segurança, trabalho e habitação e a cultura do machismo. Não podemos deixar passar toda e qualquer oportunidade onde possamos estar sensibilizando e chamando à responsabilidade a sociedade", destaca Tereza Tenan, da Coordenadoria da Mulher.

COSTA VERDE

Em Angra dos Reis, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania está com programação bem extensa, com palestras, apresentações teatrais e atividades esportivas. As ações começaram ontem, dia 7, e vão se estender até 29 de março, totalizando 13 eventos diferentes.

Também na Costa Verde, a cidade de Paraty terá café da manhã, palestras sobre autoestima, corte de cabelo e sorteio de brindes na na Casa do Trevo, no bairro Vila Colonial. Já em Mangaratiba, haverá uma série de serviços na Praça Robert Simões, a partir das 9h. Entre as atividades, verificação de pressão arterial e medição de glicose, distribuição de brindes, oficinas e palestras motivacionais, além de corte de cabelo e serviços de maquiagem, manicure e massagem.

Exposição e atividades variadas
Obra sem título de Anna Bella Geiger, de 1979, está no MAC
Obra sem título de Anna Bella Geiger, de 1979, está no MACDivulgação
Publicidade
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói está com exposição só com obras de artistas do sexo feminino. Com curadoria de Pablo León de La Barra e Raphael Fonseca, a mostra 'Anna Bella & Lygia & Mira & Wanda' reúne cerca de 50 obras de Anna Bella Geiger, Lygia Clark, Mira Schendel e Wanda Pimentel, entre vídeos, pinturas, gravuras e esculturas. Ingressos a R$ 10 (inteira).
No Shopping Pátio Alcântara, em São Gonçalo, a data vai ser comemorada durante todo mês de março. Hoje, de 11h às 19h, haverá o Dia da Beleza, com limpeza de pele, massagem, manicure e maquiagem. Às 19h, o Mulheres em Movimento, com aula de zumba este evento vai se repetir nos dias 15, 22 e 29. Já nos dia 13, 20 e 27, aula fitness. Entre 22 e 24, 'Mostra de Orquídeas. Todos os eventos são gratuitos.
Publicidade
Festa durante todo mês de março
Em Petrópolis, o Dia Internacional da Mulher vai ser comemorado ao longo do mês de março nos diversos distritos da Cidade Imperial. Estão previstas diversas ações preventivas de saúde e atividades artísticas, além "A mulher merece destaque em nossa sociedade. Por isso, a equipe do Cram se reuniu com outras secretarias para realizar ações efetivas durante todo o mês, e não apenas no dia 8. Queremos promover uma mudança real na vida da mulher petropolitana", avisa Cléo de Marco, coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram).
Publicidade
A sede de Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos terá programação especial no sábado, dia 10 de março. Batizado Feminam, o evento terá início a partir das 11h e contará com roda de conversa, palestra, feira de artesanato, massoterapia e uma exposição com a artista plástica Gisele Jardim.
Hoje em Itaperuna vai acontecer hoje na Concha Acústica, de 8h às 13 horas, no Centro. Evento terá agendamentos de consultas ginecológicas e nutricionais, de coleta de preventivos e marcação de consultas com psicóloga, entre outros serviços. Haverá ainda Espaço da Beleza, com manicure, cabeleireiro, maquiagem e depilação.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários