De cima para baixo, as pacientes que participaram do ensaio fotográfico Segredos de Diva  Marisol Knust, Isis Ávila, Priscila Almeida, Andressa Félix (e) e Márcia Lobato (d)
 - FOTOS Divulgação/Wagner Assis
De cima para baixo, as pacientes que participaram do ensaio fotográfico Segredos de Diva Marisol Knust, Isis Ávila, Priscila Almeida, Andressa Félix (e) e Márcia Lobato (d) FOTOS Divulgação/Wagner Assis
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Heroínas, corajosas, aguerridas. Mas, antes de tudo, mulheres. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher 8 de março , a blogueira petropolitana Day Sant'anna e a médica oncologista carioca Sabrina Chagas resolveram celebrar a data de uma maneira muito especial. A dupla decidiu realizar um ensaio fotográfico reunindo única e exclusivamente cinco mulheres em tratamento ou já curadas de algum câncer.

Fruto do projeto Divas, o ensaio fotográfico foi batizado de Segredos de Diva, tendo como objetivo desmistificar a doença e aumentar a autoestima das mulheres. As fotos foram realizadas na cidade do Rio pelo fotógrafo Wagner Assis, com auxílio das maquiadoras Mariana Merrelho e Priscila Almeida esta última, por sinal, também participou como modelo.

Segundo a blogueira Day Sant'anna, de 34 anos, uma das idealizadoras do ensaio fotográfico, a iniciativa visa conscientizar as mulheres sobre a importância de aceitar a doença. Não por acaso, ao ser diagnosticada com câncer de mama, em janeiro de 2016, a petropolitana decidiu se dedicar ao assunto e criou o blog vivereuquero.com, onde reúne gama variada de dicas, notícias e vídeos, entre outros.

"Muitas delas entram em estado de negação e até se recusam a se tratar, o que é um erro. Aceitar a doença é perceber que você pode ser a mulher que foi e que ainda é. É uma tormenta, mas vida continua. Continuamos mulheres, sensuais e muito femininas", destaca Day Sant'anna.

Autora do livro 'Como Estamos: O Desafio do Câncer de Mama', a médica oncologista Sabrina Chagas, que também idealizou o ensaio fotográfico, o objetivo foi prestar uma homenagem às pacientes ainda em tratamento e também àquelas que já conseguiram a cura do câncer. "Já sabemos que a parte psicológica é muito importante no tratamento e na recuperação. Queremos mostrar que elas podem se sentir bonitas e até mesmo sensuais, o que é difícil para elas", ensina.

De acordo com Marisol Knust, de 42 anos, que recebeu diagnóstico de câncer de mama justamente no dia do próprio aniversário 20 de setembro de 2017 , o ensaio serve para desmistificar a doença. Afinal, segundo ela, muitos percebem os pacientes apenas como pessoas apagadas. "É uma lavada na alma, que traz a autoestima de volta. Estamos doentes, mas continuamos mulheres, vivas. É preciso viver um dia de cada vez", exalta.

Você pode gostar
Comentários