Aplicativo de táxi em Petrópolis - Divulgação
Aplicativo de táxi em PetrópolisDivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Sugestões, críticas e prestação dos mais variados tipos de serviços. E todos eles ao alcance das mãos. Cresce a cada dia o número de cidades do Estado do Rio que desenvolvem e passam a utilizar aplicativos exclusivos para celulares como canal de comunicação entre a população e a administração municipal. 

Exemplo recente, a Prefeitura de Búzios criou a ferramenta 'Búzios Cidadão'. Disponível nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, o aplicativo visa garantir interação instantânea entre os moradores daquela cidade da Região dos Lagos com os vários órgãos municipais.

Com o 'Búzios Cidadão' é possível relatar irregularidades como obras e estacionamento irregulares, vazamentos de água e esgoto, buracos em vias públicas e lâmpadas apagadas. O aplicativo também permite pedir a limpeza de ruas e ainda avaliar o atendimento em praias. Todas as reclamações geram protocolo de atendimento para que elas sejam resolvidas.

Em Petrópolis, parceria entre a Secretaria de Serviços e a Vitorialuz disponibilizou recentemente aplicativo para os moradores realizarem pedidos de manutenção do sistema de iluminação pública. Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para Android. Em breve será disponibilizada para IOS e Windows Phone. 

Com a ferramenta, moradores podem informar sobre pontos de luz apagados ou lâmpadas acesas durante o dia, entre outros problemas, além de acompanhar o andamento das solicitações. "É uma forma simples de informar onde é necessário o reparo. O aplicativo não tem nenhuma dificuldade de uso e, de forma bem rápida, o morador indica qual o local do problema, agilizando o atendimento solicitado", destaca o secretário de Serviços, Djalma Januzzi.

Em Niterói existe desde 2017 aplicativo exclusivo da Defesa Civil. É o Alerta DCNIT, que envia informes sobre a previsão de chuvas fortes, vendavais e ressaca, e também as condições do tempo para os riscos de fogo na vegetação. A ferramenta ainda tem botão para automaticamente realizar ligação para a Defesa Civil (199). "É ferramenta importantíssima de prestação de serviço. Intenção é possibilitar canal de comunicação constante com a população", avalia Walace Medeiros, subsecretário da Defesa Civil.

A cidade de Cordeiro também acaba de criar aplicativo exclusivo. Batizado de 'Falando com o Prefeito Digital', a ferramenta está disponível para os sistemas Android e IOS, podendo ser baixada no Google Play e no App Store. O serviço recebe críticas, denúncias e sugestões. Não é necessária a identificação dos reclamantes.

Ferramenta localiza ônibus ou táxis
Publicidade
É crescente também o uso de aplicativos no transporte. Petrópolis acaba de estrear o Vá de Ônibus, ferramente que informa, em tempo real, a localização das 232 linhas de ônibus da cidade. Disponível para iOS e Android, o sistema utiliza o GPS dos coletivos em sua base de dados e pode calcular rotas, localizar os pontos mais próximos e consultar itinerários, entre outras funções. O município tem também o Táxi Net Petrópolis, que permite chamar um dos 550 táxis da Cidade Imperial. 
No Norte Fluminense, o Sindicato dos Taxistas Autônomos e Auxiliares do Município de Macaé (Sintamm), em parceria com a prefeitura da cidade, mantém o Táxi Macaé Sintamm, aplicativo gratuito para chamadas de táxi e que já está disponível para os sistemas IOE e Android. A ferramenta permite que os usuários saibam antecipadamente a placa do táxi e tenham acesso à localização do veículo mais próximo.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários