Debates, oficinas, espetáculos teatrais, shows e exposições de artes plásticas são algumas das atividades. Há ainda feira de livros, no Centro - FOTOS Divulgação
Debates, oficinas, espetáculos teatrais, shows e exposições de artes plásticas são algumas das atividades. Há ainda feira de livros, no CentroFOTOS Divulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Cabo Frio respira cultura. Agora em março, a cidade realiza a 28ª edição da Semana Teixeira e Sousa. O tradicional evento artístico-cultural acontece em diversos locais Charitas, Solar dos Massa, Biblioteca Professor Walter Nogueira, Teatro Municipal e Fazenda Campos Novos , reunindo palestras, debates, saraus, feiras literárias e lançamentos de livros, além de exposições de artes plásticas e apresentações musiciais.

Criada para homenagear o escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa (1812-1861), a semana oficialmente vai começar dia 21 e se estenderá até 28 de março. Mas dois eventos foram antecipados. No dia 1° teve início feira de livros na Praça Porto Rocha, no Centro, que irá até 8 de abril. Amanhã, dia 16, estreia a exposição 'Mitologia Africana Conhecendo Orixás', do artista plástico Marcelo Moraes, no Charitas.

Tendo como objetivo resgatar a história e a cultura de Cabo Frio, a Semana Teixeira e Sousa contará com extensa programação. O pontapé inicial, no dia 21, terá atividades variadas. Entre elas, gincana de artes plásticas, encontro de escritores, palestra e show com a cantora Karen Oliveira. Ao longo de toda uma semana haverá ainda lançamento de livro, oficina de redação, recital, mesa redonda e espetáculos teatrais, entre outros. A programação completa está no site www.odia.com.br.

"Serão várias atividades onde a população terá a oportunidade de conhecer e interagir com a história de Cabo Frio. Com os debates, gincanas, exposições e outras atrações promoveremos o resgate da cultura cabo-friense, que até então eram só histórias contadas por nossos antepassados. Resultado é uma população conectada, reconhecendo e respeitando nossas origens", ensina o secretário de Cultura, Ricardo Machado.

 

Rei do Candomblé do Brasil
Publicidade
Uma das atrações da Semana Teixeira e Sousa pormete ser o lançamento do livro 'Gomeia João: A Arte de Tecer o Invisível'. Escrita pelo jornalista e pesquisador Carlos Nobre, a obra retrata a vida de João Alves Torres Filho, o Joãozinho da Gomeia (1914-1971), considerado o Rei do Candomblé do Brasil.
Nascido na Bahia, Joãozinho da Gomeia foi um dos pais de santo mais famosos do Brasil, com terreiro em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde atendia empresários, políticos e vários artistas, além de dois ex-presidentes da República. A biografia será lançada na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), dia 23.
Publicidade
PROGRAMAÇÃO

3/3 a 8/4 – Feira de Livros; Praça Porto Rocha, das 8h às 22h

16/3 – Exposição 'Mitologia Africana Conhecendo Orixás', do artista plástico Marcelo Moraes; Charitas, 19h