Na cidade de Paty do Alferes, a Festa do Doce 2018, com expositores de cachaças, artesanato e shows - Divulgação
Na cidade de Paty do Alferes, a Festa do Doce 2018, com expositores de cachaças, artesanato e showsDivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Missas, procissões, vigílias. A Semana Santa vai ser celebrada com intensa programação religiosa nas cidades do Estado do Rio. Em muitas delas também estão previstas encenações da tradicional Paixão de Cristo. Mas não é só. Além das festividades sacras, alguns municípios ainda programaram eventos artísticos-culturais.

Na Costa Verde, a programação da Semana Santa em Angra dos Reis vai contar com diversas missas e procissões. A celebração terá início no próximo domingo, dia 25 de março, e se estenderá até 1° de abril, em locais como a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Igreja do Carmo e Nossa Senhora de Fátima.

Em Paraty, as celebrações começarão dia 29 de março. Haverá as missas da Última Ceia e da Páscoa, além de procissões pelo Centro Histórico, entre outras atividades. Para a secretária de Cultura Cristina Maseda, a Semana Santa é uma das festas religiosas mais emocionantes da cidade. "Paraty possui 23 festas religiosas no ano, mas a Semana Santa, sem dúvida, é o ponto alto das comemorações. Os moradores ajudam a manter viva as representações religiosas, que já eram realizadas por nossos antepassados", destaca.

Na Região dos Lagos, a Semana Santa de Cabo Frio já começa no próximo sábado, 24 de março, e se estenderá até 1° de abril. Estão programadas várias missas e procissões. Entre os destaques, Missa da Vigília Pascal, seguida da procissão da Ressurreição, no dia 31. Já as missas do domingo de Páscoa serão celebradas em três diferentes horários 10h, 18h e 20h.

Em Arraial do Cabo, a Semana Santa vai começar no próximo domingo, dia 25, com grande Procissão de Ramos. No dia 28, a Procissão do Encontro. Já em 30 de março, encenação da Paixão de Cristo, na Praia dos Anjos, em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios. No dia 31, Procissão da Ressurreição. E, entre 28 de março e 1° de abril, o 20º Festival de Lula, na orla da Praia Grande, com shows de bandas locais e DJs.

ESPETÁCULOS TEATRAIS

Na cidade de Araruama, a Semana Santa será aberta no Domingo de Ramos, dia 25, com a Procissão de Ramos. Já na Sexta-Feira da Paixão, 30 de março, o espetáculo teatral 'Morte, Paixão e Ressurreição de Cristo'. No Domingo de Páscoa, 1º de abril, a Procissão do Senhor Ressuscitado.

Rio das Ostras também terá encenação da Paixão de Cristo. O espetáculo, no dia 30, será na Concha Acústica da Praça São Pedro. Com entrada franca, tem texto de Henrique Hadde e mais de 60 atores em cena, entre artistas profissionais e alunos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro.

Espetáculos teatrais também vão marcar a Semana Santa em Campos dos Goytacazes. As apresentações serão do grupo Sacro Dom Carlos Alberto Navarro e realizadas no Teatro Trianon. Nos dias 24 e 25, a peça 'A Vida Pública de Jesus'. Já no 30, a tradicional encenação da Paixão de Cristo.

No Sul Fluminense, Itatiaia e Barra Mansa também terão espetáculo da Paixão de Cristo, ambos no dia 30. Em Itatiaia será no Estádio Antônio Correa. Em Barra Mansa, a 35ª edição da encenação vai ser no distrito de Rialto e contará com mais de 150 pessoas envolvidas. "Espetáculo se tornou um patrimônio cultural da cidade e que se renova a cada ano que passa, com muita fé, devoção e amor", enumera Roberto Carvalho, que há 13 anos vive o Rei Herodes.

Artes para todas as idades
Publicidade
Em Paty do Alferes, a Semana Santa promete bastante animação para crianças e adultos. E vai ser comemorada na Praça George Jacob Abdue, no Centro, entre os dias 30 de março e 1º de abril. Lá, acontecerá a Festa do Doce 2018. O evento contará com parque de diversões e expositores de cachaças, artesanato e, claro, de doces variados.
Na programação musical, a Festa do Doce vai reunir um trio de peso da MPB. Na sexta, dia 30, subirá ao palco a cantora Sandra de Sá, que vai apresentar o projeto 'Baculêju da de Sá', uma mistura de ritmos e estilos, com participação de Simone Floresta, Nanda Fellyx e do rapper Denegrindo. No sábado, 31 de março, o sambista Dudu Nobre. Já no domingo, 1° de abril, Célio Brandão vai encerra a festa com muita MPB e música pop.
Publicidade
Já em Paraty, estão previstas duas atrações culturais. Na Praia de Ponta Negra, de 29 de março a 1° de abril, acontecerá a 8ª Mostra Maré Cheia de Cinema, com exibição de filmes em um telão à beira do mar. A cidade ainda terá o XII Encontro de Ceramistas, na Casa da Cultura.
Você pode gostar
Comentários