A Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) vai realizar expedição e mutirão de limpeza na confluência dos rios Alambari e Paraíba do Sul - FOTOS Divulgação
A Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) vai realizar expedição e mutirão de limpeza na confluência dos rios Alambari e Paraíba do SulFOTOS Divulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Hoje 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Para celebrar a data, diversas cidades do interior do Estado do Rio prepararam iniciativas e uma série de atividades e ações de conscientização sobre a importância de preservar tal riqueza natural e, assim, garantir a sobrevivência do planeta.

Em Volta Redonda estão programadas várias ações para os alunos da rede municipal de ensino. Entre elas, concurso fotográfico, atividades recreativas na Estação de Tratamento de Esgoto de Belmonte e caminhada ecológica e de limpeza em um trecho das margens do Rio Paraíba do Sul. Já no domingo, dia 24, passeio ciclístico entre a Praça Sávio Gama e o Parque Aquático. "Queremos promover o uso consciente da água e a boa qualidade de vida. Todos estão convidados a participar", avisa o prefeito Samuca Silva.

Perto dali, Resende também contará com programação variada de conscientização eventos acontecem nesta quinta-feira e no próximo domingo, dia 25. Entre as atividades de hoje, exposição fotográfica e mutirão de limpeza na confluência dos rios Alambari e Paraíba do Sul. Já no domingo, passeio ciclístico com largada e chegada no Parque das Águas.

Na Região dos Lagos, a cidade de Araruama vai promover a limpeza das lagoas de Araruama e Juturnaíba. A primeira delas receberá mutirão nesta quinta-feira, com a participação de 200 alunos das escolas municipais Anderson Domingues de Oliveira, Antônio Andrade Muller, Mário Revelles Castanho e Ponta do Capim. Já no sábado, dia 24, o SOS Lagoa de Juturnaíba, que também vai promover grande limpeza do espelho d'água.

Já em Rio das Ostras, hoje será realizada a palestra 'A Água Que Não Vemos' e, amanhã, dia 23, os alunos da rede pública de Rocha Leão vão conhecer a nascente do Rio Jundiá. No local, plantio de árvores. "A ação de replantio na área de mangue, por exemplo, é de fundamental importância para o bioma, visto que ele serve como filtro natural da água e suas raízes altas ajudam a evitar a erosão e o assoreamento", ensina Uellem Bilro, do Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras.

Na cidade de Maricá haverá grande mutirão para o replantio de árvores. A ação vai acontecer em um trecho do Rio Ubatiba, quando serão plantadas 33 mil mudas de espécies oriundas da Mata Atlântica. O objetivo do reflorestamento é garantir a recuperação das nascentes responsáveis por abastecer o município.

Você pode gostar
Comentários