Rio - Petrópolis inaugura hoje o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Localizado no bairro Caxambu, o espaço tem área total de 1,6 mil metros quadrados e vai funcionar ao lado da Escola Municipal Senador Mário Martins. No total, o complexo esportivo irá atender a mais de 500 crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos de idade, além de moradores da região.
Fruto de um investimento total de R$ 3,2 milhões, proveniente do Governo Federal, com R$ 703 mil de contrapartida municipal, o novo espaço é o primeiro Centro de Iniciação ao Esporte inaugurado no Estado do Rio e o sexto do Brasil. Há outros CIE em Franco da Rocha (SP), Maringá (PR), Arapongas (PR), Uberaba (MG) e Rio Branco (AC).
Em um primeiro momento, o CIE de Petrópolis vai abrigar doze modalidades esportivas. Entre elas, futsal, vôlei, basquete, handebol, ginástica e alongamento, dança, judô, caratê, jiu jitsu, taekwondo, bocha adaptada e esgrima. O espaço poderá ser utilizado para a formação de crianças e adolescentes e também para a prática esportiva de alto rendimento.
O CIE também conta com salas administrativa, médica e de professores, além de copa e almoxarifado. O complexo esportivo ainda tem arquibancada e banheiros e vestiários adaptados para portadores de deficiência, além de elevador de acesso ao mezanino.
De acordo com Hingo Hammes, superintendente de Esporte e Lazer, o mezanino vai poder ser utilizado para esportes como judô, jiu-jitsu, caratê, taekwondô, esgrima e dança. "Em dias de competições, os tatames podem ser desmontados para que o espaço possa receber torcedores. Já a quadra terá a medida máxima internacional, 40 m x 20 m. Podemos realizar até duas ou três modalidades ao mesmo tempo", avisa.
A partir de 2 de abril, interessados em participar das atividades do CIE podem se inscrever no próprio complexo esportivo. É preciso levar cópia da certidão de nascimento ou da identidade, declaração escolar, cópia da identidade do responsável, atestado médico e foto 3x4.