Mais Lidas

Petrópolis estreia complexo esportivo

Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no bairro Caxambu, terá doze modalidades e vai atender a mais de 500 crianças e adolescentes

Por O Dia

O complexo esportivo vai funcionar em uma área com 1,6 mil metros quadrados, no bairro do Caxambu
O complexo esportivo vai funcionar em uma área com 1,6 mil metros quadrados, no bairro do Caxambu -

Rio - Petrópolis inaugura hoje o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Localizado no bairro Caxambu, o espaço tem área total de 1,6 mil metros quadrados e vai funcionar ao lado da Escola Municipal Senador Mário Martins. No total, o complexo esportivo irá atender a mais de 500 crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos de idade, além de moradores da região. 

Fruto de um investimento total de R$ 3,2 milhões, proveniente do Governo Federal, com R$ 703 mil de contrapartida municipal, o novo espaço é o primeiro Centro de Iniciação ao Esporte inaugurado no Estado do Rio e o sexto do Brasil. Há outros CIE em Franco da Rocha (SP), Maringá (PR), Arapongas (PR), Uberaba (MG) e Rio Branco (AC). 

Em um primeiro momento, o CIE de Petrópolis vai abrigar doze modalidades esportivas. Entre elas, futsal, vôlei, basquete, handebol, ginástica e alongamento, dança, judô, caratê, jiu jitsu, taekwondo, bocha adaptada e esgrima. O espaço poderá ser utilizado para a formação de crianças e adolescentes e também para a prática esportiva de alto rendimento.

O CIE também conta com salas administrativa, médica e de professores, além de copa e almoxarifado. O complexo esportivo ainda tem arquibancada e banheiros e vestiários adaptados para portadores de deficiência, além de elevador de acesso ao mezanino.

De acordo com Hingo Hammes, superintendente de Esporte e Lazer, o mezanino vai poder ser utilizado para esportes como judô, jiu-jitsu, caratê, taekwondô, esgrima e dança. "Em dias de competições, os tatames podem ser desmontados para que o espaço possa receber torcedores. Já a quadra terá a medida máxima internacional, 40 m x 20 m. Podemos realizar até duas ou três modalidades ao mesmo tempo", avisa.

A partir de 2 de abril, interessados em participar das atividades do CIE podem se inscrever no próprio complexo esportivo. É preciso levar cópia da certidão de nascimento ou da identidade, declaração escolar, cópia da identidade do responsável, atestado médico e foto 3x4.

Três escolas da rede municipal vão ganhar bibliotecas

Mais três escolas da rede de ensino de Petrópolis serão contempladas pelo projeto Alegria de Ler, do Instituto Oldemburg. Os colégios Dr. Theodoro Machado, no Cuiabá; Amélia Antunes Rabello, em Itaipava; e Professora Maria Campos da Silva, no Centro, se preparam para receber, em breve, biblioteca composta de mil livros. Em 2017, o programa inaugurou cinco unidades na Cidade Imperial.

Com o objetivo de democratizar a leitura, os livros das três bibliotecas vão ficar à disposição de alunos e moradores das respectivas comunidades. "Um trabalho de responsabilidade social dentro das escolas é importantíssimo e queremos criar a oportunidade de desenvolvimento de polos culturais nas unidades contempladas por meio da disponibilização de ações de leitura para crianças, jovens e adultos, que normalmente não têm acesso ao livro", destaca Cristina Oldemburg, presidente do Instituto Oldemburg. 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

O complexo esportivo vai funcionar em uma área com 1,6 mil metros quadrados, no bairro do Caxambu Divulgação
Mais três escolas de Petrópolis são contempladas pelo projeto Alegria de Ler Divulgação
Colégios beneficiados ficam em Itaipava, no Cuiabá e no Centro Divulgação
A esgrima está entre as atividades que fazem parte do programa de Iniciação Esportiva oferecido em 17 unidades do Sesc no estado Divulgação

Comentários