Mais Lidas

Campos reinaugura centros de informática

Município inicia processo de reativação de antigos centros de tecnologia nas escolas da rede municipal de ensino

Por O Dia

Laboratórios auxiliam no conteúdo pedagógico e na inclusão digital
Laboratórios auxiliam no conteúdo pedagógico e na inclusão digital -

Rio - A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Campos dos Goytacazes acaba de dar início ao processo de reativação dos laboratórios de informática dos colégios da rede municipal de ensino. Desativados há quase oito anos, os centros de tecnologia digital já são uma realidade em 28 unidades escolares. Nas próximas semanas, outros dois serão reativados.

Com o objetivo de contribuir para a inclusão digital, os laboratórios de informática funcionam como um instrumento de complementação pedagógica. Isso porque os estudantes podem entrar em contato com jogos e programas educacionais, além de acessarem a Internet e assistirem a videoaulas. Os centros também garantem acesso a um banco de atividades práticas que foram desenvolvidas pelos próprios profissionais da Smece.

De acordo com Anna Karina Vieira de Azevedo, coordenadora do Programa Escola Conectada 3.0, da Smece, os laboratórios de informática servem para mostrar aos alunos ferramentas e programas variadas, além de adaptar o conteúdo programático da sala de aula à linguagem digital. Assim, tornam as aulas mais dinâmicas. "Queremos que nossos estudantes utilizem a Internet de forma mais produtiva para a pesquisa e a aquisição do conhecimento e não só para o lazer", ensina. 

Ainda conforme a coordenadora do Programa Escola Conectada 3.0, a intenção da Smece é, em uma próxima etapa, desenvolver um projeto diferenciado para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), principalmente aqueles que estão nas oitava e nona fases. Dessa forma, segundo ela, passariam a receber cursos de capacitação em informática básica. "O estudante da EJA é adulto, precisa de um enfoque diferenciado. E essa ferramenta vai auxiliar no mercado de trabalho", vislumbra Anna Karina Vieira de Azevedo. 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Laboratórios auxiliam no conteúdo pedagógico e na inclusão digital fotos Divulgação
Campos reativa laboratório de informática Divulgação
Campos reativa laboratório de informática Divulgação
Campos reativa laboratório de informática Divulgação
Campos reativa laboratório de informática Divulgação

Comentários