Mais Lidas

Cidades contra o vírus da Aids

Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV será celebrado com testes gratuitos

Por O Dia

Os teste de detecção do vírus costumam ficar prontos em menos de trinta minutos
Os teste de detecção do vírus costumam ficar prontos em menos de trinta minutos -

O Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV em 7 de abril vai ser celebrado em diversas cidades do Estado do Rio. O objetivo é conscientizar a população a respeito da necessidade de realizar regularmente o teste do vírus da Aids. Afinal, quanto mais prematura for detectada a presença da doença, mais rapidamente a pessoa infectada começará o tratamento.

Em Cabo Frio, o Hospital Dia (Rua Expedicionários da Pátria, s/n°, em São Cristóvão), vai realizar nesta sexta, dia 6, de 9h às 15h, testagem rápida de HIV e sífilis. O teste é gratuito e o resultado sairá em trinta minutos. "O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento assintomático. Ou seja, antes que os sintomas apareçam. Qualquer tratamento tem mais êxito quando a doença é descoberta no princípio", ensina Adriana Gonzalez, do Hospital Dia.

Em Rio das Ostras, os testes rápidos de identificação do vírus HIV também vão ser oferecidos amanhã, dia 6, das 8h30 às 16h30, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, a Pastoral da Aids, a Escola de Enfermagem da UFF e o Conselho Gestor do Serviço de Assistência Especializada.

Na cidade de Nova Friburgo haverá testagem rápida para HIV e sífilis hoje e amanhã. A ação será no Posto de Saúde Silvio Henrique Braune hoje, de 8h às 11h30; amanhã, de 13h às 16h30. Os testes também vão ser realizados nas unidades de saúde de Campo do Coelho (hoje) e Riograndina e Stuck (amanhã), sempre de 9h às 15h.

Já a Secretaria de Saúde de Macaé mantém programa DST/Aids no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas (Rua Tenente Coronel Amado, 225, Centro), com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e onde são realizados testes rápidos de HIV e sífilis, além das hepatites B e C. Os exames ainda são oferecidos no Hospital Público Municipal e nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Glicério e Lagomar nos postos de Botafogo e Visconde só há testagem para sífilis.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Os teste de detecção do vírus costumam ficar prontos em menos de trinta minutos Divulgação/Maurício Rocha
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no posto de saúde Jorge Caldas. Macaé/RJ. Data: 19/03/2018. Foto: Rui Porto Filho Divulgação/Rui Porto Filho

Comentários