Praia do Aventureiro, um dos cartões-postais da Ilha Grande - Divulgação
Praia do Aventureiro, um dos cartões-postais da Ilha GrandeDivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Mais um feriado prolongado se aproxima. O Dia de São Jorge, comemorado em 23 de abril, cairá em plena segunda-feira e, assim, vai ser possível dar aquela esticada. Uma boa dica para aproveitar o recesso é pegar a estrada para se aventurar e conhecer uma das diversas regiões do Estado do Rio. Afinal, os roteiros turísticos são variados e não faltam opções. Basta apenas se programar.

Para aqueles que desejam passar o feriadão nas cidades litorâneas e aproveitar dias de sol e com as temperaturas mais amenas de outono, a Costa Verde vale a visita. As cidades de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty reúnem belas praias e devem constar de qualquer roteiro. Nos três municípios também é possível realizar passeios de barco para explorar ilhas sem esquecer de visitar a mais famosa de todas, a Ilha Grande e praias quase desertas. Outra opção é se embrenhar no mato para percorrer trilhas e visitar cachoeiras.

Na Serra

Os amantes de cidades serranas também contam com variadas opções. Uma delas é o Vale do Café, que reúne cidades como Barra do Piraí, Vassouras e Rio das Flores, entre outras. Na região é possível conhecer antigas fazendas produtoras do nosso 'ouro negro'. Entre elas, Fazenda Alliança, Fazenda do Paraízo e Fazenda União. Já no Hotel Santa Amália, em Vassouras, entre 20 e 22 de abril, vai acontecer nova edição do Café Cachaça e Chorinho, festival que contempla shows de música, gastronomia e apresentação histórica. No Jardim Ecológico Uaná Etê, em Paulo de Frontin, no dia 22, vai ser realizado o 'Domingo no Uaná', com brunch e show de Bossa Nova com os músicos Benjamin Taubkin e Mário Séve.

Cerveja

Na Região Serrana, os visitantes podem aproveitar o feriado para fazer um circuito cervejeiro pelas cidades de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis. Na Cidade Imperial, vale visitar a fábrica da Cervejaria Bohemia, a mais antiga do Brasil, fundada em 1853. Capital da Cerveja no Estado do Rio, Petrópolis ainda conta com as cervejarias Buda Beer, Brewpoint e Cazzera, entre outras. Em Nova Friburgo, vale conhecer a Ranz Bier, que fica no distrito de Lumiar. Já em Teresópolis, a St. Gallen é outra atração com restaurante típico e a microcervejaria.

As três cidades ainda contam com diversas outras atrações. Em Petrópolis, o Centro Histórico é passeio imperdível. Em Nova Friburgo, vale conhecer a Casa Suíça, que abriga a Queijaria Escola e cujo objetivo é difundir a arte da fabricação de queijos e chocolates, além do Pico da Caledônia. Já em Teresópolis, roteiros em contato direto com a natureza, com trilhas, cachoeiras e montanhismo. Uma boa pedida é visitar o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. "Outra dica é a boa gastronomia, a Feirinha do Alto e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos", avisa Cátia Bruno, supervisora do Hotel Alpina.

Você pode gostar
Comentários