Nas cidades serranas ou de praia, cachoeiras para todos os gostos, como a do Escorrega, em Macaé - Divulgação/ Erica Ferreira
Nas cidades serranas ou de praia, cachoeiras para todos os gostos, como a do Escorrega, em MacaéDivulgação/ Erica Ferreira
Por O Dia

À beira do mar ou nas regiões serranas, basta apenas escolher. Opções de turismo não faltam no Estado do Rio. Há as cidades para aqueles que desejam muito agito, com vida noturna bastante animada, e também para quem prefere o sossego de ficar embrenhado no meio mato para curtir trilhas e uma vida interiorana sem ser incomodado.

Itatiaia se encaixa no segundo exemplo. É destino bastante procurado por aqueles que desejam manter contato direto com a natureza e curtir as horas sem pressa. Destaque para as pacatas localidades de Maromba e Maringá, onde é possível aproveitar as diversas cachoeiras da região. Entre elas, a do Escorrega, com tobogã natural de 30 metros, a Véu de Noiva, a Rio Grande e da Prata, além do Poção de Maromba. Outro atrativo turístico é a gastronomia, com várias opções de bares e restaurantes.

Perto dali, o distrito de Visconde de Mauá, em Resende, é outro local a ser visitado pelos amantes da natureza, com muita área verde, trilhas e cachoeiras fica a 5 km de Maringá e a 8 km de Maromba. A pequena vila ainda reúne lojas variadas e gastronomia diversificada, com bares e restaurantes. De acordo com Ronaldo Alcaraz, da Pousada Montserrat, a região é ideal para quem deseja sossego. "E como ficamos próximos à Alameda Gastronômica, dá para ir a pé aos restaurantes e bares", avisa.

Outro destino é a pacata Valença. É um recanto muito procurado por turistas que desejam sossego, contato com a natureza e história. No Centro, o Museu Casa Léa Pentagna, antigo ponto de encontro de artistas e intelectuais, e a Catedral de Nossa Senhora da Glória. Vale visitar também o distrito de Conservatória, a capital da serenata do Estado do Rio, para conhecer os museus dedicados à música e caminhar sem pressa pelas ruas tranquilas do lugar. "Os apaixonados por boa música têm Conservatória como referência, é nossa tradição", destaca Marcella Cotes, gerente comercial dos Hotéis Vilarejo, acrescentando que no feriadão haverá serestas, chorinho, MPB e festas temáticas no Hotel Fazenda Vilarejo.

Para aqueles que preferem muito sol e um bom banho de mar, as cidades da Região dos Lagos são uma boa pedida. Araruama, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Rio das Ostras e Macaé têm praias para todos os gostos, desde as mais desertas até aquelas bastante concorridas.

Mas não é só. A Região dos Lagos também é destino para aproveitar esportes aquáticos variados, como kitesurf e windsurf, além da prática de mergulho. Outra opção é um bom banho de cachoeira. Em Saquarema, por exemplo, a Cachoeira do Roncador vale a visita. Em Macaé, o distrito do Sana reserva as cachoeiras do Escorrega, Sete Quedas e da Mãe.

Você pode gostar
Comentários