De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, vacina protege contra a gripe A H1N1, A H3N2 e Influenza B  - Divulgação
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, vacina protege contra a gripe A H1N1, A H3N2 e Influenza B Divulgação
Por O Dia

Rio - O Estado do Rio vai dar início à nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. A partir do próximo dia 24 de abril, idosos, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), além de pessoas com doenças crônicas e crianças entre seis meses e cinco anos de idade, entre outros grupos risco, devem comparecer aos postos de saúde dos 92 municípios fluminenses para se vacinar contra o vírus da gripe. A imunização vai até 1° de junho.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a vacinação é o método mais eficaz para prevenir a gripe e respectivas complicações. A imunização também evita que a doença venha a se tornar grave entre os grupos mais suscetíveis. As doses da vacina, por sinal, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam durante o inverno A H1N1, A H3N2 e Influenza B.

Para garantir a eficácia da campanha, Campos dos Goytacazes terá 45 salas de vacinação. Outra medida será destinada aos acamados e pacientes em tratamento domiciliar (home care), que devem se cadastrar no Centro de Saúde, setor da Vigilância Epidemiológica, para serem vacinados em casa. "Além das 45 salas, teremos ainda, para atender aos idosos, a Casa de Convivência do Parque Tamandaré, o Centro Dia e a Casa de Convivência de Travessão", avisa a chefe da Vigilância, Roberta Lastorina.

Em Volta Redonda, o objetio é reduzir as complicações, internações e mortalidade das infecções provocadas pelo vírus da gripe. Para tanto, vai realizar campanha em 44 unidades de saúde da cidade. "Todos os moradores que fazem parte dos grupos de risco devem procurar uma das unidades de saúde ou a Policlínica da Melhor Idade para se vacinar", ensina Alfredo Peixoto, secretário de Saúde.

Pequenas atitudes

Além da vacinação, outras atitudes devem ser tomadas pela população para evitar a gripe. Uma recomendação é manter as mãos sempre limpas e lavar sempre antes de consumir qualquer alimento. Convém ainda cobrir nariz e boca quando for espirrar ou tossir. Após tossir ou espirrar, vale higienizar as mãos. Outra dica é não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos ou garrafas) e manter os ambientes ventilados.

A vacina é contraindicada às pessoas que apresentaram reação em doses anteriores. A contraindicação também vale para os indivíduos com alergia grave comprovada ao ovo de galinha e seus respectivos derivados. Doadores de sangue devem esperar 48 horas após a vacinação para fazer nova doação. No site www.odia.com.br há uma lista com os postos de saúde de várias cidades do Estado do Rio.

Campanha serve para evitar surto
Publicidade
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza é uma iniciativa do Ministério da Saúde e visa a diminuição dos casos de gripe em todo o Brasil. Devem se vacinar idosos a partir dos 60 anos, de crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da saúde, indígenas e professores da rede pública e particular.
De acordo com o Ministério da Saúde, também precisam se vacinar contra a gripe os portadores de doenças crônicas (diabetes, asma e artrite reumatoide), pessoas imunossuprimidas (pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população carcerária e os funcionários do sistema prisional.
Publicidade
Postos de atendimento

CABO FRIO

- Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Braga)