Mais três escolas de Petrópolis são contempladas pelo projeto Alegria de Ler - Divulgação
Mais três escolas de Petrópolis são contempladas pelo projeto Alegria de LerDivulgação
Por O Dia

Rio - Incentivar o hábito da leitura e, por tabela, garantir a formação de novos leitores. Com tais objetivos, muitas prefeituras das cidades do Estado do Rio têm apostado na criação e desenvolvimento de projetos e campanhas para aumentar o público consumidor de livros.

Em Petrópolis, a Casa da Educação Visconde de Mauá acaba de lançar a campanha 'Guardiões da Literatura'. O programa visa estimular os alunos inscritos no empréstimo de livros da Biblioteca Mauá a ler, pelo menos, vinte obras ao longo do ano.

Para tanto, os estudantes serão estimulados a escrever resenhas sobre cada um dos livros devidamente lidos. Em novembro, aqueles que atingirem a meta receberão certificado e vão concorrer a vários brindes. "Serão premiados os três mais assíduos leitores", avisa Catarina Maul, diretora da Casa da Educação.

Já a cidade de Macaé acaba de firmar parceria com o Ministério da Cultura para receber o projeto 'Estante de Histórias'. O programa, que deverá começar em maio, prevê a doação de 20 estantes, com cem livros cada, para a rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação também vai capacitar cerca de 60 profissionais para serem contadores de histórias.

Já a cidade de Mangaratiba se prepara para ganhar duas novas bibliotecas cada uma com mil livros, de gêneros variados. Ambas fazem parte do projeto 'Alegria de Ler', do Instituto Oldemburg, e devem ser inauguradas ainda em 2018. As unidades vão ser instaladas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itacuruçá e da Praia do Saco. "Queremos criar a oportunidade de desenvolvimento de polos culturais nas unidades contempladas, com ações de leitura para todas as faixas etárias", avisa a presidente do instituto, Cristina Oldemburg.

Você pode gostar
Comentários