Centro de Controle e Monitoramento funciona na sede Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública - Divulgação
Centro de Controle e Monitoramento funciona na sede Secretaria Municipal de Segurança e Ordem PúblicaDivulgação
Por O Dia

Rio - Ano a ano, os índices de violência em todo o Brasil crescem de forma acentuada. O Estado do Rio, infelizmente, não foge à tal triste realidade. Porém, para evitar o aumento da criminalidade, muitas cidades do interior têm desenvolvido soluções variadas para combater toda espécie de crimes. Um exemplo recente é Saquarema, que acaba de inaugurar o Centro de Controle e Monitoramento.

Com o objetivo de garantir a segurança, além de monitorar as principais vias de entrada e saída de Saquarema, o Centro de Controle e Monitoramento também serve para apoiar o trabalho de diversos órgãos governamentais. Entre eles, a Guarda Civil Municipal, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

No total, são atualmente 34 câmeras espalhadas em pontos estratégicos de Saquarema. O objetivo, no entanto, é expandir o número de pontos de monitoramento. Segundo a prefeitura, o sistema completo terá 64 unidades de vigilância na cidade para dar agilidade ao atendimento das diversas ocorrências.

"Teremos a possibilidade de monitorar diversos pontos da cidade. Estamos utilizando a tecnologia para ampliar o nosso serviço e, em breve, com a efetivação do convênio do Proeis, teremos mais policiais reforçando o patrulhamento nas ruas de Saquarema", avisa a prefeita Manoela Peres.

Localizado na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, o Centro de Controle e Monitoramento também vai ser responsável por auxiliar investigações criminais. Afinal, as imagens captadas vão poder ser usadas pelos serviços de inteligência da polícia e também servirão para abastecer os bancos de dados dos serviços de Segurança Pública.

"Com o videomonitoramento, conseguiremos reduzir os registros de delitos, proporcionando mais paz e tranquilidade aos moradores e turistas", avalia o tenente-coronel André Henrique, comandante do 25º BPM (Saquarema).

O Centro de Controle e Monitoramento fica na Avenida Saquarema, número 5.345, em Bacaxá. O espaço ainda conta com dois telefones para dúvidas, informações ou sugestões (22) 2651-0199 e o (22) 2653-4162.

Você pode gostar
Comentários