Foram selecionadas propriedades entre os distritos de Floriano e Rialto. Plantio será na temporada das chuvas, a partir do fim de setembro - Divulgação/Chico de Assis
Foram selecionadas propriedades entre os distritos de Floriano e Rialto. Plantio será na temporada das chuvas, a partir do fim de setembroDivulgação/Chico de Assis
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa acaba de dar o pontapé inicial em um projeto para a produção de alimentos orgânicos na cidade. Batizado de Agrofloresta, o programa visa diminuir o uso de agrotóxicos e garantir um cultivo mais saudável e sustentável. Atualmente, estão sendo selecionadas propriedades entre os distritos de Floriano e Rialto. O plantio será na estação chuvosa, a partir do fim de setembro.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, inicialmente serão selecionadas dez propriedades. Elas receberão acompanhamento de técnicos e vão executar um projeto-piloto do Agrofloresta. "A ideia é que uma propriedade estimule e incentive a outra a participar também. Uma vez implantada e com resultados positivos, o objetivo é dobrar o número de participantes", avisa, acrescentando que aproximadamente cem propriedades estão aptas para o programa.

Conforme o secretário, o Agrofloresta prevê produção sustentável e diversificada, combinando árvores frutíferas com outros cultivos agrícolas. "A principal importância do projeto é produzir com sustentabilidade, introduzindo uma diversidade na agricultura, com água e alimentos sem o uso de agrotóxicos, e contribuindo para a fauna e flora da localidade", avalia.

Para Carlos Roberto de Carvalho, o sistema de produção previsto pelo Agrofloresta procurar imitar a própria natureza, tendo o solo sempre coberto pela vegetação e muitos tipos de plantas, que se auxiliam entre si e ainda combatem toda sorte de pragas. "Para o início do projeto escolhemos árvores frutíferas, porque, além dos frutos, também protegem as outras culturas através das sombras e folhas secas que caem e podem se tornar adubos", ensina o secretário.

Ação prevê aumento da oferta
Publicidade
O programa Agrofloresta vai permitir que os agricultores de Barra Mansa também sejam beneficiados com a redução dos custos de produção dos alimentos. Para tanto, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promete dar contrapartida para os produtores rurais caso eles venham a adotar o novo modelo.
Conforme o secretário Carlos Roberto de Carvalho, os agricultores poderão receber certificação de produção de alimentos orgânicos e as propriedades também serão consideradas uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). "O consumidor acaba ganhando, porque diversifica a oferta de alimentos orgânicos, diminuindo o custo final ao cliente, e aumenta o trabalho no campo", exemplifica.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários