Festival de Frutos do Mar do Pólo Gastronômico dos Cavaleiros.  Data 19/04/2018. Macaé/ Rio de Janeiro/Brasil - Divulgação/João Barreto
Festival de Frutos do Mar do Pólo Gastronômico dos Cavaleiros. Data 19/04/2018. Macaé/ Rio de Janeiro/BrasilDivulgação/João Barreto
Por LUIZ ALMEIDA

A diversão está devidamente garantida. Cidades do interior do Estado do Rio estão com uma programação bem diversificada, com atrações das mais variadas para crianças, jovens e adultos. Há desde eventos esportivos a feiras de produtos naturais. Também estão programados festivais gastronômicos e de música. É só escolher.

Em Macaé, o 3° Festival de Frutos do Mar, que acontecerá no próximo sábado e domingo, dias 5 e 6 de maio. Todos os pratos vão custar R$ 20. Além da gastronomia, shows musicais, estandes com bebidas, food bikes com sobremesas e entretenimento para crianças. Promovido pelos polos gastronômicos Macahé Antiga e Praia dos Cavaleiros, com apoio da prefeitura, o festival vai reunir pratos com bobó de camarão; polvo à galega, com páprica e batata ao murro; anéis de lula, tentáculo de polvo e filé de peixe empanados com farinha, molho cítrico e chips de batata doce; e bacalhau com arroz branco, entre outras iguarias.

"O objetivo é trazer o comerciante para o evento, valorizar e incluir o Mercado de Peixes na rota da gastronomia. Os festivais fomentam toda a cadeia produtiva, recebemos turista, além de oferecermos boas opções de entretenimento para o macaense", conta o secretário de Turismo, Léo Anderson.

No Norte Fluminense está programada a quarta edição do Festival Gastronômico Sabores de Natividade, que começa amanhã e vai até o próximo domingo, na Avenida Amaral Peixoto, no Centro. Organizado pelo Núcleo Gastronômico Sabore'Art Natividade, com apoio da Secretaria de Turismo, do Sebrae/RJ e o comércio local, evento vai reunir o melhor da culinária brasileira, italiana, portuguesa e japonesa, com pratos principais a R$ 20, além de petiscos e doces com valores variados. 

"Acreditamos que o festival é um atrativo para grande número de visitantes, muitos desses que já conhecem a nossa gastronomia e aproveitam o momento para retornar à nossa terra. Preparamos a estrutura logística, bem como os shows", avisa o prefeito Severiano Rezende.

Em Nova Friburgo, no próximo domingo, dia 6, haverá mais uma edição da Feira da Sociobiodiversidade. Evento será na Cantina Camping, no bairro Cascatinha, em frente ao Parque Municipal Juarez Frotté, e vai reunir expositores de diversos ramos de atuação, além de contar com show com o músico Luiz Malvino.

Também no dia 6 de maio, em Itatiaia, vai ser realizada nova edição do Mega Domingo de Compras. Evento acontecerá no Centro e reunirá lojistas, exposição de artesanatos e praça de alimentação, além da realização de um desfile da coleção Outono/Inverno.

Haverá ainda serviços de emissão de segunda via de documentos de identidade, certidões de nascimento e casamento e até mesmo a isenção na habilitação para casamento. Também vão ser realizadas aferição de pressão e glicose, doações de mudas de plantas e apresentação dos alunos do projeto de dança da Casa da Cultura, entre outras atividades.

"Nosso objetivo é repetir o sucesso das duas primeiras edições. Para tanto, estamos trabalhando para oferecer um evento muito especial à população. Convidamos todos para prestigiarem", destaca o diretor de Indústria e Comércio, Marcelo Toledo.

Capital dos esportes aquáticos
Publicidade
Para os amantes de esportes, a segunda edição do Macaé Water Challenge, com provas de surf, bodyboard, kite surf, canoa havaiana, vela e stand up paddleboard. As competições serão realizadas simultaneamente nas praias do Pecado e dos Cavaleiros e também na Lagoa de Imboassica.
Na Praia dos Cavaleiros, as competições de kite surf. Elas serão realizadas no sábado e no domingo, das 13h às 17h. A primeira etapa do Circuito Macaense de Bodyboarding será na Praia do Pecado, das 8h às 17h, sábado e domingo. Lá também acontecerão as disputas do surf somente no sábado, das 9h às 16h.
Publicidade
Na Lagoa de Imboassica, no sábado, será a vez do stand up paddleboard, das 10h às 13h. Já a vela será no mesmo local, no sábado, mas a partir das 12h. Lá também acontecerá a canoa havaiana, no domingo, das 8h às 17h.
Você pode gostar
Comentários